por Andrew Liszewski

Um teste de gravidez desses de farmácia consegue dizer se você pode esperar a chegada de um novo ser humano dentro dos próximos nove meses, mas ele não fala muita coisa além disso. Em parceria com a Qualcomm, a First Response criou o primeiro teste de gravidez Bluetooth que se conecta a um app e fornece informações e orientação caso você realmente esteja grávida.

Leia mais sobre a CES 2016:
>>> Polícia faz a limpa em estande de skates elétricos na CES por cópia de modelo americano
>>> Seria este o táxi autônomo voador dos nossos sonhos? Provavelmente não

Em termos de usabilidade e formato, o teste First Response Pregnancy Pro parece qualquer outro teste de gravidez encontrado em farmácias. Ele usa uma amostra da urina da mulher para determinar se ela está grávida. Mas o processo é feito de forma menos complicada através de um app para Android e iOS que guia o usuário através de cada um dos passos.

first-response-2

O teste inclui instruções de como coletar apropriadamente a amostra de urina, como conectar o dispositivo ao smartphone do usuário via Bluetooth, e também oferece distrações para os três minutos de espera até que o resultado seja exibido.

first-response-3

Em comparação a uma série de pequenos símbolos exibidos em uma pequena tela LCD, esse app faz com que seja quase impossível interpretar errado uma resposta positiva ou negativa. Mas o recurso mais útil deste teste com conexão Bluetooth é o que acontece depois dos resultados serem exibidos.

Se o resultado for negativo, o app vai oferecer sugestões, dicas e outras fontes sobre como engravidar, com os dados sendo preparados para a usuária com base em uma série de questões feitas assim que ela abrir o app. Se o teste der positivo, o app vai calcular uma previsão para o nascimento do bebê, e também fornecerá detalhes sobre passos seguintes importantes, como confirmar os resultados com uma visita ao seu médico, e mudanças na dieta e no estilo de vida que podem ajudar a garantir uma gravidez segura.

O app First Response que se conecta ao teste também serve como um monitor de menstruação que pode ser uma ferramenta importante para mulheres que querem engravidar, e ele também oferece detalhes sobre marcos importantes conforme a gravidez progride. Então você não precisa instalá-lo apenas para usar durante três minutos – há muita coisa que ele pode ajudar ao longo dos meses seguintes.

E é importante que ele dure mais do que poucos minutos porque o First Response Pregnancy Pro vai custar entre US$ 15 e US$ 22, consideravelmente mais caro do que outros testes vendidos nos EUA, e ele não é reutilizável. Assim que você finalizar o teste, precisa descartá-lo – ou seja, jogar o hardware com conexão Bluetooth no lixo. Isso pode pesar na consciência daqueles que se dedicam à reciclagem.

[First Response]

Confira os principais lançamentos da CES 2016: