_Aplicativos

Chrome é o navegador que mais consome a bateria do seu notebook, diz a Microsoft

Testes feitos pela própria empresa apontam o Microsoft Edge como o browser mais eficiente no consumo de energia; enquanto o Chrome foi o pior.

Qual é o navegador que mais consome a bateria do notebook? Segundo testes feitos pela Microsoft, é o Google Chrome. E o Edge, do Windows 10, é o browser mais eficiente da atualidade.

>>> O Google Chrome é indiscutivelmente o navegador web mais popular do mundo
>>> Microsoft Edge começa a ganhar extensões de navegador

A Microsoft fez dois testes diferentes para medir o consumo de energia dos principais navegadores do mercado. O primeiro, realizado em um ambiente controlado em um laboratório, media o comportamento dos navegadores enquanto acessava sites comuns frequentados pelas pessoas na internet. O segundo, um pouco mais pesado, mediu quanto tempo cada navegador aguentava fazendo streaming de vídeos em HD.

Os testes foram realizados em quatro Surface Book, da Microsoft, com modo de economia de bateria ativado. Alem de Chrome e Edge, os testes verificaram a eficiência dos navegadores Opera e Firefox.

O Chrome fez a bateria do notebook acabar após 4h19. O Firefox teve um desempenho um pouco melhor e manteve o notebook de pé por 5h09. O Opera teve um excelente desempenho e aguentou 6h18. O Edge, por sua vez, foi o grande campeão, fazendo a bateria durar 7h22 – 70% mais do que o Chrome, 43% mais do que o Firefox, 17% mais do que o Opera.

A Microsoft também divulgou um gráfico com o consumo médio de energia dos três principais navegadores do mercado – quanto menor for o número, melhor é a eficiência. Novamente, o Edge se deu melhor que o Firefox e muito melhor que o Chrome.

A ofensiva da Microsoft ao Chrome faz sentido. Recentemente o navegador do Google se tornou indiscutivelmente o mais usado do mundo. Enquanto isso, o Edge tenta ganhar espaço no mundo pós-Internet Explorer, e obviamente a Microsoft quer de todas as formas mostrar para as pessoas que o seu navegador é excelente. Ele está longe de ser perfeito – até agora não tem suporte a extensões nas versões estáveis, apenas em preview, por exemplo – mas se bateria é um problema no seu notebook, a Microsoft sugere que ao menos você teste o Edge para as suas tarefas diárias.

[The Windows Blog via The Verge]

Sair da versão mobile