_Jogos

Veja como os jogos do X360 estão funcionando na retrocompatibilidade do Xbox One

Nós testamos a nova função e mostramos aqui como os jogos do Xbox 360 estão se comportando no Xbox One, tanto em versão física quanto digital.

por Bruno Izidro

O aguardado recurso de retrocompatibilidade finalmente chegou ao Xbox One no último dia 12: games de Xbox 360 agora podem rodar também no atual console da Microsoft. Nós testamos a nova função e mostramos aqui como os jogos estão se comportando no Xbox One, tanto em versão física quanto digital.

Porém, primeiro vamos atualizar a lista dos jogos que já fazem parte do recurso. A Microsoft anunciou um total de 104 títulos nessa primeira leva, mas isso só vale para quem possui uma conta americana na Xbox Live. Para quem tem só a Xbox Live brasileira, o número de jogos retrocompatíveis cai para pouco mais de 50.

Isso acontece porque a rede online (e a loja de jogos) do 360 só estreou oficialmente no país em 2010, e muitos jogos digitais da lista não estão disponíveis. Assim, abaixo estão os jogos que são retrocompatíveis para quem tem a Xbox Live BR:

A Kingdom for Keflings
A World of Keflings
Alien Hominid HD
Assassin’s Creed II
Banjo Kazooie: N n B
Banjo-Kazooie
Banjo-Tooie
BattleBlock Theater
Bellator: MMA Onslaught
Borderlands
Call of Juarez Gunslinger
Castle Crashers
Castlestorm
Condemned
Defense Grid
DiRT 3
DiRT Showdown
Doom
Fable II
Fallout 3
Gears of War
Gears of War 2
Gears of War 3
Gears of War: Judgment
Halo: Spartan Assault
Hardwood Spades
Joy Ride Turbo
Just Cause 2
Kameo
LEGO Star Wars
Mass Effect
Mirror’s Edge
Monday Night Combat
Ms. Splosion Man
NiGHTS into dreams…
Operation Flashpoint: Dragon Rising
PAC-MAN CE DX+
Perfect Dark Zero
Plants vs. Zombies
Rayman 3 HD
Sacred Citadel
Shadow Complex
Sonic CD
Super Meat Boy
South Park: The Stick of Truth
Tom Clancy’s RainbowSix Vegas
Tom Clancy’s RainbowSix Vegas 2
Torchlight
Toy Soldiers
Toy Soldiers: Cold War
Tron: Evolution
Viva Piñata: TIP

Ainda é uma lista considerável, mas alguns games fazem falta aqui, como a seleção de clássicos da Sega que foram relançados na Live Arcade. O pior é que a Microsoft informou que não irá incluir esses jogos que estão faltando na Xbox Live BR. O jeito é torcer para que, nas próximas levas de jogos retrocompatíveis, muitos estejam também na versão brasileira da rede do console.

Adquirindo jogos compatíveis sem usar o Xbox 360

A retrocompatibilidade foi pensada para aqueles que já possuem jogos no Xbox 360, mas mesmo quem não tem o antigo console e quiser jogar alguns dos títulos pode usufruir do recurso. Para isso, basta entrar com a sua conta no site do Xbox e comprar os jogos direto da Loja online do 360 por lá.

Eu, por exemplo, que não tenho mais um Xbox 360, fiz esse teste com Shadow Complex. Alguns minutos após a compra, o jogo apareceu na minha biblioteca de jogos do Xbox One pronto para instalar.

Com isso, a função de retrocompatibilidade ganha muito mais valor até mesmo para quem nunca teve um Xbox 360 e quer tirar o tempo perdido dos principais jogos da geração passada.

Um 360 dentro do Xbox One

Já que estamos falando de versão digital, vamos ver como eles estão rodando com a retrocompatibilidade. Para o teste usei um jogo que já possuía: o Sonic CD (único dos jogos do ouriço disponíveis para quem tem a Xbox Live BR). Vale lembrar que na retrocompatibilidade o Xbox One emula, via software, o sistema do Xbox 360, por isso sempre que um game retrocompatível é ativado para jogar, aparece a vinheta como se um 360 estivesse sendo ligado, e até mesmo o menu do console fica ativo.

É possível perceber tudo isso no vídeo abaixo, com o Sonic CD rodando direto do Xbox One. Aliás, ele foi capturado usando o recurso de DVR do novo console, que também funciona com os jogos retrocompatíveis, o que é bem legal.

Como deu para notar no vídeo, até mesmo as conquistas dos jogos de 360 ainda estão ativas na retrocompatibilidade. Para aqueles que são loucos por platinar os jogos, aí está mais uma possibilidade bem-vinda que o novo recurso mantém.

Agora passando para as versões físicas, o teste foi feito com três jogos: Gears of War 2, South Park: The Stick of Truth e Fallout 3. Quando se insere um disco de 360 no Xbox One, o jogo começa a ser instalado no HD do console, mas ainda assim é necessário o DVD para jogar. Como demonstração, abaixo você pode ver a versão em disco de Fallout 3 rodando perfeitamente no Xbox One.

Além de estar disponível em versão física, o RPG da Bethesda também vem de graça (mas em versão digital) para aqueles que comprarem a versão de Xbox One do recém-lançado Fallout 4.

Um recurso, porém, que não foi possível testar foi o multiplayer online dos jogos – nesse caso, o de Gears 2. A Microsoft afirmou que o elemento multijogador continua a funcionar normalmente no Xbox One, mas por motivos até óbvios, ao tentar o modo Horda de Gears 2 não encontrei ninguém para jogar online.

DLCs

Outro elemento que continua funcionando normalmente com os jogos de 360 no Xbox One são os DLCs, mas com algumas particularidades. Ao emular o sistema do Xbox 360, a retrocompatibilidade faz o mesmo com a loja online que há dentro do console, mas não de forma direta para poder comprar expansões para os jogos. Ainda assim é possível fazer isso acessando as opções de “conteúdo adicional” que normalmente aparecem dentro dos jogos.

No exemplo abaixo, jogando South Park: The Stick of Truth, eu consegui comprar um pacote de DLC com roupa de samurai só acessando a opção da loja do 360 que existe no menu principal do jogo.

Outra alterativa é comprar os DLCs pela loja online do 360 no site do Xbox, assim como explicado lá em cima para quem não possui o console. Isso tudo serve para comprar expansões ou DLCs avulsos. Já para quem as possui no próprio disco dos jogos, o procedimento é o mesmo de inserir o DVD no Xbox One para instalá-los no HD. Foi assim no meu caso, com o Fallout 3 Game of the Year Edition, que já possui todas as expansões no mesmo pacote.

Não foi por nada que a notícia da retrocompatibilidade do Xbox One foi comemorada na E3 desse ano. O recurso funciona perfeitamente e, mais que isso, já se torna uma vantagem e tanto para quem está indeciso entre Xbox One ou PS4.

Sair da versão mobile