_Jogos

Tetris da EA para iPhone deixará de funcionar em breve, mesmo que você tenha comprado

Os games Tetris para iOS desenvolvidos pela EA não só desaparecerão da App Store no dia 21 de abril, como deixarão de ser jogáveis em iPhones e iPad – mesmo que você tenha pago por eles.

Captura de tela: Gizmodo

Em um bom exemplo de que raramente você é dono de algo que é comprado digitalmente, os games de Tetris para iOS desenvolvidos pela Electronic Arts não só desaparecerão da App Store no dia 21 de abril, como deixarão de ser jogáveis em iPhones e iPad – mesmo que você tenha pago por eles.

Os jogadores que abrirem os games nos seus dispositivos iOS serão recebidos com uma mensagem pop-up que também está na seção “O que há de novo” dos games Tetris Premium e Tetris Blitz na App Store, avisando sobre a contagem regressiva para que eles deixem de funcionar:

Olá, fãs do Tetris!

Nossa jornada juntos tem sido incrível, mas, infelizmente, chegou a hora de nos despedirmos. Em 21 de abril de 2020, o aplicativo Tetris® da EA será encerrado e ficará indisponível para jogar.

Não se esqueçam que vocês ainda podem curtir o jogo e usar todos os seus itens até o dia 21 de abril de 2020.

Esperamos que vocês tenham se divertido bastante com o nosso jogo, e apreciamos seu constante apoio.

Agradecemos por jogar!

Os fãs do Tetris no Reddit têm reagido e lamentado as notícias, principalmente porque muitos dos joguinhos populares em smartphones exibem inúmeros anúncios e sugestões de compras dentro do app, enquanto que o puzzle da EA proporcionava uma experiência muito diferente disso.

O pior dessa situação toda é que ao contrário do Tetris Blitz, o Tetris Premium não era gratuito para download e custava R$ 7,90.

Existem milhares de jogos na App Store que os desenvolvedores abandonaram, mas a maioria ainda pode ser jogada até que deixem de ser compatíveis com a versão mais recente do iOS.

Porém, no dia 21 de abril, ambos os jogos de Tetris da EA vão simplesmente parar de funcionar. Quem comprou os games poderá reclamar bastante, mas no meio dos termos de serviço dos jogos, a EA deixa claro que é preciso apenas fazer um anúncio com 30 dias de antecedência para encerrar seus serviços.

Porque a EA está “confiscando” um dos jogos mais queridos de todos os tempos? A empresa estaria tentando reduzir sua presença em games mobile? Planeja lançar uma nova versão repleta de anúncios irritantes e compras dentro do app?

O motivo é mais simples e muito menos nefasto do que isso: A EA não é a dona do Tetris. A desenvolvedora licenciou durante anos o título da Tetris Company, que no ano passado anunciou que havia assinado um acordo plurianual com uma empresa chamada N3TWORK que desenvolveria e publicaria exclusivamente jogos Tetris para plataformas móveis.

O acordo pode ainda permitir à EA desenvolver títulos Tetris para outras plataformas, mas os smartphones e os tablets estarão restritos.

Se você é um grande fã do Tetris da EA no iOS, restam cerca de 90 dias para aproveitar o game. Depois disso, você terá que esperar para ver o que a N3TWORK planejou, ou optar por um dos inúmeros clones de Tetris disponíveis nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.

Esse caso nos faz lembrar que não é só porque você pagou por algo digital que significa necessariamente que aquilo será seu para a eternidade. Há uma boa chance de você estar apenas alugando um serviço, até que uma disputa de licenças te impeça de jogar , ou a empresa simplesmente vá à falência, derrubando os servidores que dão acesso ao que você pagou.

Um representante da Tetris Company enviou ao Gizmodo uma declaração de Casey Pelkey, vice-presidente e gerente geral da Blue Planet Software, agente da marca Tetris, confirmando que o acordo com a N3TWORK é a razão pela qual os títulos da EA não estarão mais disponíveis ou jogáveis a partir de 21 de abril:

No ano passado, a Tetris Company, Inc. e a N3TWORK anunciaram um acordo plurianual onde a N3TWORK será a desenvolvedora e editora exclusiva de novos jogos Tetris® para dispositivos móveis em todo o mundo, com exceção da China. O anúncio da EA de que irá retirar seus jogos Tetris®, Tetris® Premium e Tetris® Blitz a partir de 21 de abril é resultado deste acordo.

A marca Tetris visa continuamente trazer aos fãs experiências de jogos que sejam frescas, inovadoras e divertidas. Estamos entusiasmados com estas novas mudanças para Tetris no celular e planejamos compartilhar mais novidades com os fãs muito em breve.

Sair da versão mobile