_Facebook

Teve problemas com e-mail @facebook.com? A rede social vai consertar tudo hoje

O Facebook entrou em contato conosco trazendo ótimas notícias: eles sabem que o sistema de e-mail deles zoou listas de contatos ao redor da internet, sabem qual é o problema, e o mais importante – eles vão consertar a bagunça hoje mesmo. De acordo com o engenheiro do Facebook com quem conversamos, a raiz do […]

"Curti" no Facebook

O Facebook entrou em contato conosco trazendo ótimas notícias: eles sabem que o sistema de e-mail deles zoou listas de contatos ao redor da internet, sabem qual é o problema, e o mais importante – eles vão consertar a bagunça hoje mesmo.

De acordo com o engenheiro do Facebook com quem conversamos, a raiz do problema é um bug “de longa data” na forma em que dispositivos móveis conversam com o Facebook ao sincronizar contatos.

O sistema baixa seu endereço de e-mail “mais recente” adicionado à Linha do Tempo (Timeline), e então acrescenta o endereço – sem sobrescrever nada – ao contato do seu celular. Isto faz sentido, já que o e-mail que você adicionou mais recentemente deve ser o mais importante para você.

Mas aí o Facebook começou a auto-adicionar endereços @facebook.com a nossos perfis sem perguntar, então nosso endereço “mais recente” não era algo que você conhecia, e nem algo que você queria. Pior: ele começou a deletar o e-mail existente quando se conectava à sua lista de contatos. Estes dois problemas vieram ao mesmo tempo, ou seja: as informações dos seus amigos eram atualizadas com lixo, e ele substituía o e-mail de sempre – o que você realmente queria. O Facebook diz que o bug “só afetou um número pequeno de usuários”, e que estes azarados estão “na maioria em dispositivos Android antigos”.

De um jeito ou de outro, o Facebook começa a arrumar tudo hoje, ou seja: tudo o que você precisa é de uma nova sincronizacão do zero para colocar seus contatos de volta à forma que você os queria. O que seus amigos colocaram como endereço principal de e-mail – dado que você esteja autorizado a vê-lo – vai aparecer no seu celular. Ponto. Ufa. Finalmente.

Mas vá lá no seu perfil desfazer o erro do Facebook, e troque seu e-mail @facebook.com pelo seu e-mail real.

Este é o pronunciamento oficial do Facebook, enviado por um porta-voz, quanto a erros de sincronização e mensagens que desaparecem:

– Mensagens do Facebook:

As Mensagens do Facebook foram criadas para dar às pessoas o controle sobre quem pode lhes enviar mensagens. Nas configurações de conta, as pessoas podem especificar se querem receber mensagens de Amigos, Amigos de Amigos ou Todos.

Se alguém enviar um e-mail para o endereço @facebook.com e vier de um endereço associado ao perfil de um amigo (ou amigo de amigo), ele entra na caixa de entrada. Se for de um endereço não associado à conta de um amigo (ou amigo de amigo) no Facebook, ele vai para sua pasta Outras.

No entanto, se você especificou nas configurações de privacidade que só quer receber mensagens de amigos (ou amigos de amigos), então a mensagem será devolvida.

Nós notamos que, em um número limitado de casos, o e-mail devolvido ao remetente original pode não ser entregue porque pode ser interceptado por filtros de spam.

Estamos trabalhando para garantir que remetentes de e-mail recebam, de forma consistente, mensagens de e-mail não entregue.

– Sincronização de contatos:

A sincronização de contatos em dispositivos é feita através de uma API. Para a maioria dos dispositivos, nós verificamos que a API está funcionando corretamente e obtendo o endereço primário de e-mail associado à conta dos usuários no Facebook. No entanto, para pessoas em certos dispositivos, um bug entendia que o dispositivo estava obtendo o endereço de e-mail mais recente da conta, em vez do endereço primário, resultando em endereços @facebook.com sendo baixados. Estamos consertando este problema, e ele será resolvido em breve. Depois disto, os dispositivos específicos devem obter os endereços corretos.

Sair da versão mobile