Estamos prestes a começar um novo ano e, como muita gente, decidimos revisitar o nosso 2018. Em um ano de acontecimentos imprevisíveis, escândalos entre as grandes empresas de tecnologia, avanços científicos, descobertas, memes e muitos debates, os conteúdos que se sobressaíram em audiência foram os casos bizarros e as curiosidades. Estes foram os 18 textos mais lidos do ano no Gizmodo Brasil:

1. Mulher morre depois de contrair ameba comedora de cérebros ao lavar nariz com água da torneira

Uma história pra lá de bizarra foi a campeã de audiência em 2018. Uma mulher de 68 anos de idade de Seattle morreu após contrair uma ameba rara que come cérebros. A senhora usava água da torneira para lavar seu nariz.

2. Arqueólogos descobrem cavalo de 30 mil anos atrás praticamente intacto

O cavalo de 30 mil anos foi o vice. Quem encontrou ele foram pesquisadores da Universidade Federal do Nordeste, na Rússia. Ele vivia na região de Yakutia entre 30 mil e 40 mil anos atrás. E teve gente querendo comer o bicho.

3. Dono das maiores unhas do mundo as corta e ganha grana o suficiente para se aposentar

Essa história é levemente nojenta. O homem tinha unhas que chegavam a dois metros de comprimento. Ele não as cortava desde os 14 anos de idade; foram 66 anos sem uma aparada.

4. Dezoito novas espécies de aranha-pelicano foram descobertas em Madagascar



Bichos esquisitos também aparecem na lista. Foram descobertas neste ano 18 novas espécies da aranha-pelicano de Madagascar. Elas recebem o nome derivado do pássaro por causa do segmento torto em suas “cabeças”.

5. Pesquisadora coleta fotos de pênis para estudo sobre autoestima, mas encerra projeto devido à reação pública

Uma pesquisadora decidiu estudar o relacionamento entre o tamanho do pênis e a autoestima. Para isso, ela pediu para que homens enviassem fotos de seus órgãos genitais e responder a algumas perguntas, incluindo se eles acreditavam se o tamanho do pênis deles estava na média, abaixo da média ou acima da média. A reação pública ao estudo fez com que ela encerrasse a pesquisa, no entanto.

6. O rato fofinho que toma banho igual humanos não é um rato e está sofrendo

Uma das primeiras histórias de grande repercussão do ano foi o rato fofinho que tomava banho. A real é que o bicho não era um rato e a cena não era tão engraçada para ele. Houve bastante debate sobre a espécie do animal e se aquele comportamento era um sinal de que ele estava sofrendo.

7. Você pode ficar doente por causa de um assento de privada?



A coluna Giz Pergunta emplacou duas vezes na lista das mais lidas. A primeira delas é essa – e você já deve ter se perguntado se é seguro sentar na privada da rodoviária ou de qualquer outro lugar público. Bem, desta vez nós conseguimos responder às perguntas.

8. Como acompanhar o resultado das Eleições 2018 pelo computador ou smartphone

As Eleições de 2018 foram quentes e muita gente procurou saber como acompanhar os resultados do primeiro e segundo turno pelo celular ou pelo computador. A gente deu dicas com as fontes oficiais e algumas sugestões de aplicativos.

9. Primeira grande chuva em séculos causa morte de várias formas de vida no deserto mais seco do mundo



A água é fundamental para vida. E quando ela mata algumas formas de vida? Aconteceu no deserto do Atacama, no Chile. A região não recebia chuva há pelo menos 500 anos e em 2018 ela veio. Micróbios super adaptados a condições áridas sofreram com isso.

10. Encontraram um tesouro milionário em um antigo jarro de moedas de ouro romanas

Acharam um baita tesouro debaixo de um teatro abandonado perto de Milão, na Itália. Tratava-se de um pote de moedas de ouro (cerca de 300) remontando ao século 5 d.C.

11. O mistério de sumiços no Triângulo das Bermudas pode ter sido desvendado por cientistas

A região do Triângulo das Bermudas é conhecida por naufrágios e sumiços de navios e aviões. Pois bem, um especialista ouvido para um documentário levantou uma hipótese do porquê isso acontece. Basicamente: ondas gigantes.

12. Qual a comida mais perigosa do mundo?



O outro Giz Pergunta que esteve entre os textos mais lidos foi sobre a comida mais perigosa do mundo. Olha, tem algumas coisas que você deveria estar atento para nunca cair na furada de experimentar.

13. Troca de janela de arranha-céu na Rússia dá super errado e provoca uma “chuva de vidro”

Trocar uma janela de um prédio de 30 andares não é fácil. Operários encarregados dessa tarefa passaram por uma situação terrível: um cabo que segurava o vidro se rompeu e ele foi direto para o chão.

14. Quais eram os empregos do futuro segundo especialistas de 1988

Imaginar o futuro pode ser bem difícil, mas às vezes algumas pessoas acertam bastante. Um artigo publicado no dia 5 de setembro de 1988 no jornal Press and Sun-Bulletin, de Nova York, falava com diversos especialistas sobre como os trabalhos do futuro seriam. Há algumas respostas bem interessantes.

15. Esta árvore bonitinha na verdade é um coágulo de sangue tossido por um paciente com insuficiência cardíaca

Outra história bizarra que rolou já no final desse ano foi o caso de um homem de 36 anos que tossiu um coágulo de sangue com um formato bem peculiar. O coágulo tinha 15 centímetros de largura na forma quase perfeita da árvore brônquica direita de um pulmão humano.

16. 5 detalhes para ficar de olho nas especificações do seu próximo smartphone



Parece que chegamos em um ponto em que os smartphones estão evoluindo gradualmente. Ainda assim, existem algumas tecnologias que estão surgindo e devem ser protagonistas nos próximos anos. Levando isso em consideração, listamos itens para ficar de olho para o próximo celular.

17. Cientistas encontram outra possível explicação para o embranquecimento dos cabelos

Por que os cabelos ficam brancos? Há uma série de coisas envolvidas, desde genes até o sistema imunológico (e por isso algumas pessoas podem ficar com os cabelos brancos repentinamente). Alguns cientistas exploraram esse tema, especialmente do embranquecimento precoce.

18. A ararinha-azul, do filme Rio, foi considerada provavelmente extinta na natureza em um estudo



O último item da nossa lista é uma das notícias mais tristes do ano. A ararinha-azul, que estrela o filme Rio, foi considerada “provavelmente extinta na natureza” após um estudo do grupo BirdLife International. Isso não quer dizer que elas não existem mais; cerca de 80 delas ainda estão vivas em cativeiros

Feliz 2019!