Rupert Murdoch, mecenas do mundo da comunicação, e Eddy Cue, VP de internet da Apple, apresentaram hoje o primeiro jornal diário feito exclusivamente para o iPad. O The Daily promete misturar o jornalismo tradicional com as peripécias que as revistas para iPad tem criado, como vídeos interativos, fotos em 360 graus e uma arte interessante. O preço também atrai: U$99 centavos por semana ou U$39,99 por ano. Mas será que pega?

A expectativa em torno do The Daily é grande: além do apoio oficial da Apple, com direito a executivo no evento explicando detalhes, o outro nome por trás da publicação é Rupert Murdoch, presidente da News Corp., terceira maior empresa de mídia do mundo, com nomes como Fox no portfólio. E recentemente Murdoch decidiu investir pesado na mídia impressa, comprando tablóides ingleses e desembolsando U$5 bilhões de dólares para ser acionista majoritário do Wall Street Journal.

Apesar de ter vários jornais físicos em seu império, Murdoch disse hoje que o The Daily é a salvação da “combalida indústria” da mídia impressa. Para isso, o jornal digital contratou cerca de 100 trabalhadores, entre jornalistas, designers e afins. O resultado é um jornal aparentemente atraente, com imagens e fontes grandiosas, com uma ou outra pitada do que já vimos em publicações como Wired e Popular Mechanics. Depois de um ano de iPad, fotos girando, vídeos embutidos e gráficos interativos não arrancam mais tantos suspiros.

http://www.youtube.com/watch?v=KHILJBw-104

Um jornalista chegou a questionar a aposta de Murdoch em publicar o The Daily apenas no iPad, deixando de lado um mar de concorrentes que devem surgir em 2011, com Android e outros sistemas. Segundo os executivos, a plataforma ainda é disparada a melhor para publicações assim, mas ficou claro que o jornal chegará aos outros tablets – só não se sabe quando, já que Murdoch disse que “ano passado, esse ano e o próximo ano serão do iPad”.

As notícias serão enviadas aos iPads dos assinantes pela manhã – nenhum horário ficou especificado, e o fuso horário pode atrapalhar um pouco para os brasileiros – e algumas atualizações podem ser feitas durante o dia. O The Daily não mostrou nada extremamente revolucionário no quesito desenho e utilizações multimídias, mas deve assustar os concorrentes impressos. Pagar 99 centavos de dólar por uma semana de jornal? Ou míseros 40 dólares para 365 dias de notícias? Parece algo bem interessante. Resta saber se o número de usuários de iPad interessados em jornais é o suficiente para manter um investimento de U$30 milhões de dólares de pé. Será que tantas pessoas assim já estão acostumadas a ler de tudo nas nove polegadas do tablet?

Para quem ficou curioso e quer conhecer melhor The Daily, ele já está no ar na App Store americana, com uma capa sugestiva sobre a revolta no Egito. Em breve, nossas primeiras e reais impressões sobre o início de uma nova empreitada em busca do jornal do futuro. [The Daily]