_Aplicativos

TikTok lança programa para descobrir novas estrelas e, possivelmente, explorar a música deles

O TikTok agora tem um concurso de novos talentos chamado Spotlight. Nele, compositores poderão mostrar suas músicas, que poderão ser liberadas no app.

Tela inicial do aplicativo TikTok em um smartphone

Victoria Song/Gizmodo

A maioria dos posts do TikTok contém música. Se o vídeo mostra um usuário fazendo uma pequena esquete de comédia, um meme, um cosplay ou exibindo algum tipo de obra de arte — tem sempre música tocando. A plataforma inicialmente foi criada para ser um app de dublagem de músicas e encoraja que todos os vídeos tenham uma música ou algum trecho de uma canção.

A companhia agora tem um plano de adicionar muito mais que música para os 15 segundos possíveis do app — ao lançar a uma versão própria de um programa de competição de talento. O novo programa, chamado Spotlight, está, no momento, disponível apenas para usuários da Coreia do Sul e do Japão.

O TikTok explicou em um anúncio que a competição contará com três fases. A primeira selecionará 100 músicos, depois escolher 18. Na sequência, de cinco a dez usuários serão selecionados como vencedores. As escolhas serão baseadas na popularidade e na decisão de um painel de juízes composto por compositores, produtores e artistas. O grupo final ganhará “oportunidades de produção e outros prêmios”.

A plataforma é vaga sobre sobre os detalhes da competição, mas a companhia disse que tem parceria com 21 selos e editoras, e o programa dará aos músicos “exposição direta aos líderes da indústria da música.”

O app não deu mais informações sobre quais direitos a companhia terá sobre as músicas submetidas no app, se compensará os artistas que submeterem músicas, e se a companhia planeja expandir o programa para outros países.

Um link no site do Spotlight, onde os artistas podem “criar uma conta e submeter conteúdos originais, leva para uma página que diz: “Desculpe-nos, mas esta página não está disponível em sua região”. Talvez role para quem estiver no Japão ou na Coreia do Sul.

O anúncio reforça que após os artistas submeterem suas músicas, ela ganha destaque numa playlist promovida e “são compartilhadas com usuários do TikTok para criação de conteúdos.”

A plataforma TikTok e sua audiência podem ajudar artistas independentes a ganharem exposição e popularidade. Como pontua a Billboard, a música “Old Town Roads”, do rapper Lil Nas X, entrou na lista da Billboard após se tornar popular no app — o que mostra o alcance e o impacto do TikTok. Mas não está claro se os criadores participantes do programa Spotlight se beneficiarão financeiramente do uso de suas músicas por usuários do TikTok.

[TikTok via TechCrunch]

Sair da versão mobile