_Tecnologia

TikTok restringirá filtros de beleza para adolescentes; entenda

Porém, mudança não afeta filtros humorísticos

O TikTok, rede social de vídeos curtos da chinesa ByteDance, implementará um conjunto de ações dentro das próximas semanas para reduzir os danos psicológicos causados em crianças e adolescentes. Uma das medidas adotadas é a suspensão do acesso de menores aos filtros de beleza disponíveis na plataforma.

A decisão da empresa não afeta filtros humorísticos. O foco é restringir o acesso a recursos que disseminem representações de padrões de beleza inalcançáveis. Isso porque eles podem ser prejudiciais para a saúde psicológica dos mais jovens.

Entre as novas políticas adotadas pela empresa está o fornecimento de maiores detalhes sobre o que efetivamente muda com a aplicação de cada filtro de embelezamento. Entretanto, alguns filtros promovem mudanças sutis e que os usuários não identificam tão facilmente.

“Forneceremos mais informações sobre como um efeito pode mudar sua aparência quando aplicado. Isso é uma medida além de já informar os usuários proativamente quando certos efeitos foram usados no conteúdo”, afirmou o aplicativo de vídeos curtos em comunicado.

Padrões estéticos irreais

O TikTok anunciou as novas medidas após um relatório da ONG Internet Matters concluir que filtros de beleza contribuem para a criação de uma percepção distorcida sobre beleza. Além disso, eles podem aumentar a pressão para encaixe em padrões estéticos irreais.

Aliás, especialistas vêm alertando há bastante tempo para os efeitos nocivos que as redes sociais podem causar à saúde psicológica de pessoas mais jovens. Porém, apenas nos últimos anos as plataformas de internet começaram a adotar medidas efetivas para contornar o problema.

A empresa também está testando novas ferramentas de aprendizado de máquina para detectar e encerrar contas de pessoas menores de 13 anos, idade mínima permitida. Além disso, o aplicativo oferecerá meios para usuários identificados equivocadamente reportarem erros e retomarem suas contas.

De acordo com a empresa, anualmente 6 milhões de perfis de pessoas abaixo da idade mínima são retirados do ar. A ByteDance planeja continuar promovendo ações para tornar o TikTok mais seguro para adolescentes e evitar brigas judiciais com autoridades regulatórias ao redor do mundo.

Sair da versão mobile