_Redes Sociais

Usuários do TikTok tentam “provar” que a neve não é real e vídeos viralizam nas redes sociais

Spoiler: a neve é de verdade.

Screenshot: TikTok

Se você utiliza o TikTok ou alguma outra rede social, já deve ter visto os vídeos virais em que alguns indivíduos queimam neve para “provar” que é realmente falsa, certo? Por mais que seja evidente, vale deixar bem claro que a neve é verdadeira, nada cenográfica. O mais engraçado de tudo é perceber que estas filmagens trazem zero surpresas quando as pessoas colocam a chama de um isqueiro ou fósforo contra uma bola de neve. Mesmo assim, esses vídeos conseguem atingir milhões de visualizações.

De acordo com os teóricos da conspiração, o responsável pela criação desta “neve falsa” que está caindo do céu é ninguém menos que Bill Gates. Sim, ele mesmo, o mestre das marionetes do mal por trás de tanta coisa ruim do mundo atual — desde a pandemia gerada pela Covid-19 até os chips de rastreamento secretos supostamente implantados dentro de todos os imunizantes contra o vírus.

Pois é, agora os teóricos da conspiração que vivem com seus smartphones em mãos estão realmente preocupados em serem constantemente rastreados por meio das vacinas. Porém, Bill Gates não é o único alvo na mira. Algumas pessoas acreditam que a China está envolvida em todo o plano conspiratório, enviando a tal neve falsa para os EUA em um esforço para convencer os americanos que a mudança climática é real.

“Sem água, sem gotejamento, sem nada”, explica uma mulher em um vídeo recente do TikTok que se tornou viral depois de ser reenviado para o Twitter por alguém zombando das teorias da conspiração.

“Se eu colocar isso no micro-ondas, vai começar a soltar faíscas porque tem metal misturado”, a mulher insiste. “De jeito nenhum, ficou mais dura”, diz um homem no vídeo depois que ela tira o isqueiro. “Não está derretendo, está apenas queimando”, continua a mulher.

Mas a neve é real e o segredo por trás do fenômeno descrito acima é chamado de sublimação. Quando a chama atinge a bola de neve, ela está transformando a neve de um estado sólido para gasoso, em vez de líquido. Ou seja, a neve está se transforma em vapor em vez de uma poça d’água a seus pés. Existem vários vídeos no YouTube sobre o processo, como o exemplo abaixo.

Essa ideia de que a neve pode ser falsa já existe há algum tempo, como você pode ver em diversos conteúdos espalhados pela internet. O vídeo acima é de 2014, uma das muitas vezes em que a teoria ganhou força. No vídeo citado anteriormente, a mulher havia colocado um pouco da neve que coletou no micro-ondas, para provar que era cheia de metal e, deste modo, uma farsa. Porém, a neve não começou a faiscar, uma vez que não havia metal nela.

Então por que essa teoria da conspiração está ganhando força novamente? Parece haver dois fatores principais: o primeiro está relaciona ao fato do estado do Texas ser atingido por uma tempestade de inverno devastadora, que levou o fenômeno meteorológico para áreas que quase nunca tinham atingidas por alguma nevasca. Assim, muitas pessoas nestas regiões estão vendo neve pela primeira vez em suas vidas e isso naturalmente leva a muitas perguntas.

Em segundo lugar, há o fato de que Bill Gates realmente lançou a ideia de usar o controle das condições climáticas para combater o aquecimento global. A ideia é despejar carbonato de cálcio na atmosfera para que ele possa refletir alguns dos raios do sol de volta e, com sorte, resfriar a Terra, como explicado neste artigo da Forbes.

O verdadeiro controle do clima tem sido um sonho dos cientistas há décadas. A capa de 28 de maio de 1954 da revista Collier’s, ilustrou o sentimento de controle do clima em um aspecto muito literal, onde você puxaria uma alavanca para fazer chover, por exemplo.

Imagem: Novak Archive.

Obviamente, o controle real do clima no século 20 não funcionava assim, apesar da semeadura de nuvens durante a Guerra do Vietnã. Os militares dos Estados Unidos gastaram cerca de US$ 3 milhões por ano de 1967 a 1972 tentando mudar o clima no Vietnã em ambientes de combate. Quando a existência do programa, chamado Operação Popeye, vazou para o Washington Post em 1971, a administração Nixon negou categoricamente que existisse. Mas não adiantava mais negar, uma vez que foram pegos no pulo.

E isso pode ser parte do problema hoje, quando sites como o Gizmodo tentam desmascarar essa história neve cheia de metal caindo no Texas. Você pode conduzir seus próprios experimentos e descobrir por si mesmo que a neve é apenas neve, mas isso não resolve o problema, mesmo porque o governo americano mentiu repetidamente sobre seus próprios planos, desde a conspiração para invasão de Cuba até notório programa da CIA, MKUltra, que drogava pessoas sem seu consentimento.

A propósito, Bill Gates não está fazendo neve falsa no Texas. Pelo menos ainda não.

Sair da versão mobile