Em comunicado enviado à imprensa, a TIM anunciou nesta quarta-feira (30) a ativação do 5G DSS em mais três capitais brasileiras, todas no Nordeste. Agora, clientes da operadora em Recife, Fortaleza e Salvador podem utilizar a tecnologia da empresa, que faz uso das frequências atuais da rede 4G para fornecer uso otimizado de conexão e velocidade.

Os locais escolhidos pela operadora para receber a novidade são alguns dos mais relevantes marcos regionais de cada cidade. Portanto, a disponibilidade de sinal ficará restrita a pontos estratégicos nos municípios citados, e não nas cidades como um todo. No Recife, os pontos estão instalados nas dependências e nas ruas ao redor do Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, no Pina e no Marco Zero. Em Fortaleza, chegou aos bairros Aldeota e Meireles. E na capital baiana, os clusters estão no circuito Barra-Ondina.

Além disso, embora não seja necessário adquirir um plano específico para 5G ou pedir ativação da compatibilidade com as redes, o usuário precisa ter um smartphone compatível com a tecnologia. Já existem algumas opções à venda no Brasil.

“Vamos continuar ampliando a cobertura 5G DSS até a chegada do 5G puro, previsto para chegar no Brasil no segundo semestre deste ano”, destaca Ageu Guerra, gerente de operações de redes da TIM Nordeste. Lembrando que a Anatel ainda não cravou uma data para a realização do leilão das frequências destinadas ao 5G, mas a expectativa é que isso aconteça ainda em 2021.

Assine a newsletter do Gizmodo

Atualmente, 19 localidades de 15 estados brasileiros já contam com a experimentação da rede 5G DSS da TIM, incluindo áreas em São Paulo, Santos (SP), Brasília, Curitiba (PR) e na cidade do Rio de Janeiro. Até o final de 2021, a companhia pretende ativar a tecnologia em mais cidades do País, como Belém, Belo Horizonte e Florianópolis.