_Apple

Tim Cook, CEO da Apple, promete grandes melhorias na segurança do iCloud

Mais notificações em caso de atividade estranha e mais importância para a autenticação em dois passos são algumas das medidas para melhorar a segurança do iCloud

O CEO da Apple Tim Cook falou pela primeira vez desde que hackers vazaram centenas de fotos de celebridades nuas do iCloud, na semana passada. A boa notícia: ele afirma que muitas melhorias de segurança serão implementadas ao serviço nas próximas duas semanas.

Em entrevista ao The Wall Street Journal, Cook reconhece que as contas do iCloud das celebridades atingidas foram comprometidas quando os hackers adivinharam corretamente as respostas das perguntas de segurança e obtiveram as senhas, ou quando elas foram vítimas de phishing. Reiterando um pronunciamento publicado pela Apple no começo da semana, Cook enfatizou que nenhum dos IDs da Apple ou das senhas vazaram dos servidores da empresa.

MAIS: Perguntas e respostas sobre o vazamento de fotos de celebridades nuas

“Quando eu me afastei desta terrível situação que aconteceu e me perguntei o que mais nós podíamos fazer, pensei na parte da conscientização”, disse. “Acho que nos temos o dever de melhorar isto. Não é exatamente uma questão de engenharia.”

Eis o que a Apple vai fazer para proteger seus dados, de acordo com Cook:

– A Apple vai alertar os usuários via email e notificações push quando alguém tentar mudar a senha da sua conta, recuperar arquivos do iCloud em um novo dispositivo ou quando um dispositivo entrar na sua conta pela primeira vez. Até agora, os usuários recebiam um email quando alguém tentava trocar a senha ou entrar pela primeira vez de um dispositivo Apple desconhecido; não havia notificações para restaurar dados da iCloud.

Isto, como apontamos, é uma falha antiga na segurança do iCloud. Christina Warren, do Mashable, conseguiu explorar a mesma falha para hackear sua própria conta.

– Como parte do iOS8, a nova versão do sistema operacional móvel que deve chegar daqui a algumas semanas, a autenticação em dois passos também irá cobrir o acesso a contas do iCloud a partir de dispositivos móveis. A Apple diz que a grande maioria dos usuários não usa este recurso, portanto a empresa planeja encorajar de maneira mais agressiva as pessoas a aderirem a este método na nova versão do iOS.

A Apple vai mandar estas notificações nas próximas duas semanas. O novo sistema também irá permitir que usuários ajam imediatamente, incluindo mudar asenha para retomar o controle da conta ou alertar a equipe de segurança da Apple.

[Wall Street Journal via 9to5Mac]

Sair da versão mobile