_Tecnologia

TIMmusic é o serviço de download de músicas para smartphones (com Android) da operadora

A TIM começou a oferecer um serviço de download de música para seus clientes, o TIMmusic. Ele é uma versão nacional do Muve Music com a adição de artistas nacionais e lembra um pouco o Nokia Music. Por enquanto, ele está em fase promocional e é exclusivo para clientes dos planos Liberty e Infinity. Ele […]

A TIM começou a oferecer um serviço de download de música para seus clientes, o TIMmusic. Ele é uma versão nacional do Muve Music com a adição de artistas nacionais e lembra um pouco o Nokia Music.

Por enquanto, ele está em fase promocional e é exclusivo para clientes dos planos Liberty e Infinity. Ele será gratuito até o dia 15 de abril – depois disso, as tarifas serão publicadas no site da TIM. A operadora diz que o uso do app não gera cobrança do seu plano de dados.

Ao entrar no serviço pela primeira vez, você precisa se conectar apenas pelo 3G – o app pede para você desativar o Wi-Fi. Depois de ler e aceitar o regulamento, você pode usar o Wi-Fi para procurar músicas, baixá-las e ouvir direto no app. Ele não é um serviço de streaming: você baixa as músicas que escolhe e pode ouvi-las mesmo offline. Segundo o FAQ do TIM Music, o download é rápido e dura entre 10 e 20 segundos, dependendo do tamanho da música e da sua conexão.

As músicas ficam armazenadas no seu smartphone e não podem ser copiadas para outros dispositivos. Se você quiser ouvir em outro aparelho, a TIM diz que é possível usar aparelhos compatíveis com Bluetooth, Wi-Fi ou cabo P2. Mas elas sempre estarão guardadas no smartphone, então sempre será necessário estar com ele por perto para conseguir ouvir as músicas.

Além de poder procurar e baixar músicas, você também pode criar playlists automáticas usando o Meu DJ, com “listas pré-definidas com vários estilos diferentes”. A TIM diz que a biblioteca de músicas inclui artistas das gravadoras Universal, Sony Music e Som Livre. Em nosso teste, encontramos alguns artistas brasileiros como Ivete Sangalo, Sorriso Maroto e Seu Jorge.

O TIMMusic por enquanto funciona apenas com alguns aparelhos: Samsung Galaxy SIII Mini, SII Lite, Pocket, Y, Ace, SIII, Y Duos e Motorola Razr i. A operadora promete disponibilizá-lo para outros dispositivos em breve. Estamos mexendo no sistema e em breve traremos mais detalhes e opiniões para ver se o serviço consegue enfrentar os concorrentes atuais, como Rdio e Spotify. [TIM Music via TIM]

Sair da versão mobile