_Robôs

Conheça o TinkerBots, um incrível kit de construção de robôs

No mundo dos brinquedos de hoje, conjuntos de construção robótica evoluíram para algo mais elaborado, e por um bom motivo – eles são demais. Mas em um mundo em que o Lego Mindstorms reina, nada conseguiu combinar função, apelo universal e diversão como os TinkerBots. Eles podem o novo brinquedo favorito dos seus filhos – […]

No mundo dos brinquedos de hoje, conjuntos de construção robótica evoluíram para algo mais elaborado, e por um bom motivo – eles são demais. Mas em um mundo em que o Lego Mindstorms reina, nada conseguiu combinar função, apelo universal e diversão como os TinkerBots. Eles podem o novo brinquedo favorito dos seus filhos – e, por que não, seu também.

Lançado oficialmente hoje através de uma campanha no Indiegogo, o conceito dos TinkerBots está sendo desenvolvido desde 2009, quando um dos co-fundadores da empresa recebeu uma tarefa um tanto inusitada. Leo Oschütz foi instruído a construir uma “máquina dos sonhos” enquanto estudava design de produtos na Universidade Bauhaus, na Alemanha. Sendo um devoto dos blocos de Lego, Oschütz não queria apenas construir sonhos para outras pessoas; ele queria dar a elas as ferramentas necessárias para criar seus próprios sonhos. E após brincar um pouco com o fruto do seu trabalho, nós podemos dizer que os TinkerBots chegam muito perto disso.

A peça central de cada conjunto Tinkerbots é um cubo vermelho de 2,5cm chamado de Power Brain que funciona como um cérebro. Cada um deles conta com uma bateria, um microcontrolador Arduino, módulo Bluetooth, acelerômetro e porta USB. É muita tecnologia para um brinquedo que teoricamente tem como público-alvo crianças a partir dos cinco anos, mas é esse o ponto principal deles. Afinal, crianças hoje em dia precisam ser expostas a conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática o mais cedo possível. O TinkerBots consegue divertir enquanto esconde o fato de que está ensinando algo.

Cada peça central conta com uma gama de módulos cinéticos que podem executar diversos movimentos. Você pode, por exemplo, colocar um eixo no módulo de motor, prender algumas rodas e pronto – mobilidade instantânea. Ou você pode conectar um módulo de garra, se quiser um robô mais bacana.

Também há a opção de adicionar sensores de distância e luz para dar aos robôs a capacidade de interagir com o ambiente. Assim, você consegue montar um carro que consegue evitar colisões, ou um amigo animal mecânico que segue a luz de uma lanterna.

Mas é claro, funcionalidades são apenas uma parte do TinkerBots. Um dos principais desafios de outros sistemas robóticos modulares é a limitação imensa no departamento de design. Você pode construir todas as coisas, mas elas acabam ficando sempre parecidas, ou, ao menos, ficam com a mesma cara de protótipo – não é o caso aqui. Além dos blocos funcionais, os TinkerBots oferecem também um conjunto de blocos passivos decorativos para personalizar as suas visões robóticas (e além disso os blocos já são bastante coloridos). A melhor parte? Ele vem até com adaptadores para Lego.

Então como fazer para essas coisas se mexerem? Cada modelo pré-projetado (carro, cão, formiga, etc.) também acompanha um padrão de movimento pré-programado. Conforme as crianças ficam mais acostumadas com os brinquedos, elas podem começar a programar os próprios padrões de movimento (com até 20 segundos de duração) ao simplesmente apertar o botão de gravar e mover o brinquedo da forma que elas quiserem, como visto na imagem abaixo. É incrível.

Isso funciona muito bem com esse cachorro-lhama, mas com um carro, por exemplo, você precisa de mais controle. É aqui que o app entra em ação.

Atualmente, o app só funciona para controlar um design mais tradicional de carro, mas a equipe nos disse que está dando os toques finais em um app que é tão customizável quanto os blocos em si. Assim, você deve conseguir controlar remotamente qualquer coisa que quiser, e da forma que quiser. De acordo com o co-fundador Dr. Matthias Buerger, essa funcionalidade com potencial de ser fenomenal deve estar pronta a tempo do lançamento oficial do brinquedo.

A customização será ainda mais profunda do que isso. Conforme seu filho começa a aprender a programar, ele poderá criar um robô próprio com códigos próprios. E – assim como em tudo na vida – ele terá a opção de transformá-lo em um drone. Por enquanto, a coisa mais assustadora que é possível fazer é um carro de controle remoto com olhos de iPhone.

Cada bloco individual é totalmente sólido é quase inquebrável. O que é ótimo para crianças que adoram destruir todas as coisas que existem, mas acaba limitando um pouco a movimentação dos robôs. Felizmente, a equipe prepara mais opções de configurações. Como esses bonecos rastejantes abaixo:

Tamanhos ajustáveis devem dar aos robôs a capacidade de se mover para todas as direções com mais liberdade. Claro, tamanho ajustável também significa mais espaços abertos para crianças colocarem os dedos ou qualquer outra coisa. Eles estarão disponíveis como add-ons, mas a equipe da TinkerBots ainda está trabalhando nisso antes de tornar o brinquedo realidade.

Os blocos ainda não estão sendo produzidos em massa (por isso a campanha de financiamento coletivo), mas eles ganharam mais de 20 prêmios de organizações de tecnologia, design e educação – incluindo o Prêmio de Inovação CeBIT 2014.

Ainda devemos esperar até meados de 2015 para ver os brinquedos sendo vendidos por aí, mas se você quiser antes disso, confira a campanha do Indiegogo faça uma doação e você deve receber um conjunto (que custa US$ 160 na versão mais básica) até o fim do ano. Para um brinquedo tão empolgante como esse, não vemos a hora de conferir todas as criações malucas que o público conseguirá fazer.

Sair da versão mobile