_TVs

Não compre uma TV nova agora — eis aqui o porquê

As TVs lançadas em 2020 não trarão grandes novidades em relação aos modelos do ano passado. Por isso, a melhor opção caso você queira comprar uma TV nova é investir em um modelo antigo com resolução 4K.

Imagem meramente ilustrativa. Crédito: Unsplash

A proposta aparentemente é simples: uma televisão deveria te mostrar imagens em movimento com som e, idealmente, combinar com a decoração da sua casa. Esse tem sido o caso desde a invenção de TV. Neste ano, na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, vimos as mais novas e melhores TVs. Elas são bem entediantes, o que é estranhamente animador.

Se você já tem uma TV 4K, existe uma grande chance de que ela se adeque perfeitamente à maioria das coisas que possa querer fazer com um televisor — assistir filmes, acompanhar esportes, jogar videogame, etc.

Na CES deste ano, algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo anunciaram que a próxima geração de TVs será muito parecida com a última. Você pode ter certeza que elas terão resolução 4K, mas precisará escolher entre as tecnologias HDR e Dolby Vision e outras características específicas sobre funcionamento da tela, como micro dimming (que controla a retroiluminação e evita vazamentos de luz, por exemplo).

Todos esses itens são qualidades de uma televisão que parecia extraordinária há alguns anos, e agora são o padrão do mercado. Nos próximos meses, os televisores mais recentes da LG, Samsung, Sony e outras fabricantes irão chegar ao mercado sem muitas coisas novas para oferecer.

E isso não é uma má notícia. Há uma nova geração de TVs que oferecem resolução 8K, alto-falantes embutidos na tela e uma nova tecnologia de exibição como microLED — tudo isso estava sendo exibido na CES, embora pareça inútil para uma pessoa comum.

Ainda não existe muito conteúdo 8K para se assistir nesses televisores chiques, quem procura um som de maior qualidade investe numa soundbar e o microLED ainda não está pronto para brilhar.

Isso significa que as maiores fabricantes de TV estão colocando versões levemente melhoradas dos modelos do ano passado ou do ano retrasado. E essas TVs mais antigas estão mais baratas do que nunca.

Se você está louco para gastar dinheiro em uma nova TV, existem maneiras interessantes de fazer isso, ainda que não seja a melhor opção para o seu bolso:

Todas essas novas televisões são fantásticas e bonitas, mas nenhuma delas é realmente revolucionária. Nos próximos anos, veremos o microLED chegar ao mercado. Veremos os displays OLED que funcionam como papel de parede. Poderemos até ver telas de campo de luz que rastreiam seus olhos e se parecem com hologramas.

Mas por enquanto, a TV 4K barata que você comprou há três anos é tão boa quanto as mais novas que estão chegando ao mercado. Portanto, não se preocupe em comprar uma TV este ano. E se precisar, compre uma lançada no ano passado que esteja em promoção.

Sair da versão mobile