Há um ano, quando testamos um protótipo da Tobii para controlar o computador com os olhos, ele nos fez acreditar de novo em tecnologia. Ao contrário de muitos protótipos, no entanto, agora ele é um produto real.

A Tobii anunciou o lançamento do REX: um dispositivo que se conecta por USB e permite controlar computadores através da Gaze UI. Esse software permite aos usuários guiar o cursor na tela usando apenas seus olhos.

O aparelho em si é pouco maior que uma caneta, e fica na parte inferior da tela do computador, como na foto acima, a fim de acompanhar os movimentos dos olhos. Ele funciona com qualquer computador rodando Windows 8.

Ele funcionou muito bem quando o testamos com Windows 8 na feira CES do ano passado (vídeo abaixo). O sistema precisava de uma calibração pessoal antes de ser usado, mas uma vez que nos acostumamos a ele, o resultado foi surpreendente. Ele nunca errava o alvo por mais que alguns pixels, e era bastante rápido.

Para clicar, você ainda precisa usar os botões físicos do seu mouse ou trackpad – você não ficará piscando para clicar. Isso talvez faz sentido, já que seus olhos são mais rápidos para mirar, mas seus dedos são mais rápidos (e precisos) para clicar. E com o software Gaze, seu trackpad fica adaptado para fazer todos os gestos de swipe disponíveis no Windows 8 (abrir barra de charms ou alternar entre apps, por exemplo).

A boa notícia é que a Tobii planeja vender o REX para consumidores ainda este ano; a má notícia é que a primeira leva deve ter apenas 5.000 unidades. Então se você quiser um, precisa agir rápido quando eles forem lançados.

Ou, se você quiser, pode comprar a edição especial para desenvolvedores, embutida em um laptop (abaixo) que está disponível a partir de hoje por US$1.000. Por enquanto não foi divulgado o preço da versão para consumidores. [Engadget]

Vídeo: