_Cibersegurança

[Lifehacker] Todos os sites onde você deveria habilitar a autenticação em dois passos imediatamente

A autenticação em dois passos é uma das melhores coisas que você pode fazer para ter certeza de que suas contas online não serão invadidas. Já falamos um pouco sobre isso no passado e agora trazemos uma lista de serviços populares que oferecem o recurso e onde você deve ir para ativá-lo agora mesmo. O […]

Autenticação em dois passos.

A autenticação em dois passos é uma das melhores coisas que você pode fazer para ter certeza de que suas contas online não serão invadidas. Já falamos um pouco sobre isso no passado e agora trazemos uma lista de serviços populares que oferecem o recurso e onde você deve ir para ativá-lo agora mesmo.

O que é a autenticação em dois passos?

As senhas, infelizmente, não são mais tão seguras quanto costumavam ser e se alguém conseguir a sua, ele poderá acessar sua conta sem problemas. A autenticação em dois passos resolve esse problema.

O guru do spam do Google, Matt Cutts, explica bem o caso: a autenticação em dois passos é um recurso simples que pede mais do que uma simples senha. Ele exige duas coisas, “algo que você saiba” (como uma senha) e “algo que você tenha” (como o seu celular). Depois que você insere a sua senha, um segundo código é enviado para o seu celular e apenas depois de inseri-lo você ganha acesso à conta. Pense nisso como colocar um número PIN e depois fazer um scan da sua retina, como todo filme de espião já feito mostra. É bem mais seguro do que uma senha que qualquer um pode hackear e mantém seres indesejados longe das suas contas online.

Onde eu posso usá-la?

Infelizmente, você não pode usar a autenticação em dois passos em todos os lugares da web — ainda. Mas vários sites recentemente implementaram o recurso, incluindo a maioria dos nossos serviços favoritos. Aqui estão alguns deles que já suportam a autenticação em dois passos, com instruções sobre como ativá-la:

Se você usa qualquer um desses serviços, deveria parar o que estiver fazendo agora e habilitar a autenticação em dois passos — é uma das melhores formas de manter seus dados (e, em muitos casos, seu dinheiro) a salvo. Claro, você também deve se certificar de estar usando uma senha única e forte para cada conta; se não for o caso, aproveite o embalo para arrumar isso também. [Imagem: Boguslaw Mazur/Shutterstock]

Sair da versão mobile