
Tom Cruise vai ganhar um Oscar “extra” ainda neste ano; veja o que é

O ator e produtor Tom Cruise vai receber um prêmio honorário do Oscar na 16ª edição anual do Governors Awards. A cerimônia será em 16 de novembro no Ray Dolby Ballroom do Ovation Hollywood, em Los Angeles, Califórnia, nos EUA.
Além dele, a coreógrafa e atriz Debbie Allen e o designer de produção Wynn Thomas também receberão prêmios honorários. Ademais, a ícone da música e filantropa Dolly Parton ganhará sua estatueta do Oscar como Prêmio Humanitário Jean Hersholt.
O que é esse Oscar “fora de hora”?
O Prêmio Honorário homenageia “distinções extraordinárias em realizações ao longo da vida, contribuições excepcionais ao estado das artes e ciências cinematográficas ou serviços excepcionais à Academia”. Já o “Jean Hersholt” reconhece “um indivíduo nas artes e ciências cinematográficas cujos esforços humanitários trouxeram crédito à indústria ao promover o bem-estar humano e contribuir para corrigir desigualdades”.
“O Conselho de Governadores da Academia tem a honra de reconhecer esses artistas brilhantes”, disse Janet Yang, presidente da Academia. “O incrível compromisso de Tom Cruise com a nossa comunidade cinematográfica, com a experiência teatral e com a comunidade de dublês nos inspirou a todos.”
Impacto de Tom Cruise nos cinemas reflete em prêmios no Oscar
Uma das estrelas mais lucrativas da história de Hollywood, Cruise é um grande defensor dos cinemas. Assim, seu trabalho se mostrou fundamental na retomada das bilheterias após a pandemia de Covid-19 com “Top Gun: Maverick”.
O longa-metragem, aliás, lhe rendeu uma indicação de melhor filme como produtor. Famoso por realizar suas próprias cenas de ação, ele já recebeu três indicações ao Oscar de atuação por “Nascido em 4 de Julho”, “Jerry Maguire: A Grande Virada” e “Magnólia”.
Dessa maneira, todos os anos, diversos atores são indicados para homenagem com esses prestigiosos prêmios. Ano passado, por exemplo, receberam destaque os artistas Quincy Jones (póstumo), primeiro produtor negro a conquistar uma indicação ao prêmio de melhor filme.
Além dele, a diretora de elenco Juliet Taylor e o roteirista e diretor Richard Curtis foram agraciados. Por fim, os produtores de “James Bond”, Michael G. Wilson e Barbara Broccoli também ganharam.