_Tecnologia

Tomada ou bateria? O que é melhor para a saúde do seu notebook

Com tantas pessoas trabalhando de casa e usando o dia todo notebooks que antes ficavam ligados por algumas horas, crescem as dúvidas sobre como aumentar sua vida útil.

O uso de notebooks aumentou muito nesse período de pandemia, isolamento social e trabalho remoto. Muita gente precisou aderir ao home office e consequentemente usar mais o computador em casa.

Com essa mudança de rotina, muita gente fica preocupada em como usar o computador corretamente, como carregar a bateria e tentar ao máximo evitar um desgaste maior.

A dúvida mais comum entre usuários de notebooks é: devo manusear o computador conectado na tomada ou somente na bateria?

Entre muitos mitos e verdades sobre esse tema, especialistas e funcionários de empresas de tecnologia falaram com a BBC News, sobre a melhor maneira de usar as baterias, feitas, na maioria, de lítio (seja de íon de lítio ou polímero de lítio).

Ashley Rolfe, diretor de tecnologia da Lenovo, disse que as baterias melhoraram com o tempo, mas que existem vícios que podem diminuir a vida do dispositivo.

“Agora, as baterias de laptop têm uma vida útil de três a cinco anos, podem completar entre 500 e 1.000 ciclos de carga. Deixar um laptop conectado à tomada com a bateria em 100% o tempo todo reduzirá ligeiramente sua vida útil”, explica Rolfe.

Uma das maiores dúvidas sobre manter o computador na tomada é se a bateria fica viciada, coisa comum nos smarthphones. Os especialistas explicam que esse problema não acontece nos notebooks, o problema de deixar muito tempo em carregamento, na verdade, é o perigo do aumento de temperatura das baterias.

“Descobrimos que as baterias se degradam mais rapidamente se forem mantidas totalmente carregadas, especialmente em temperaturas mais altas”, explica Phil Jakes, diretor de tecnologia estratégica da Lenovo.

A dica para ter uma maior durabilidade da bateria é também não deixar que a carga fique em menos de 20%. Quando você recarrega a bateria do seu notebook, a bateria vai se desgastando com o tempo (como acontece com qualquer outro eletrônico). Porém, os módulos de energia têm um número de ciclos de carregamento e, à medida que muitos ciclos são realizados, a bateria vai “envelhecendo”.

Em geral, “se você quiser que a bateria dure mais, você pode fazer com que cada ciclo forneça um pouco menos de energia (80% em vez de 100%), então a bateria pode completar mais ciclos de carga”, diz Griffith.

Mas, eles também tranquilizam os usuários, e explicam que essas recomendações ajudam a aumentar a vida útil do acessório, mas não é uma diferença tão grande a ponto de você precisar ficar preocupado caso esqueça de desconectar da tomada quando ele atingir 100%.

Ou seja: vai do uso de cada um! Se você sabe que não terá uma tomada por algumas horas, pode carregar seu computador 100% para garantir o uso. Mas se tiver como controlar os ciclos de carregamento é legal deixar em 80%. E, se por um acaso, esquecer o notebook na tomada, também não fará mal, não vai interferir tanto no tempo de vida dela, mas seguir as recomendações dos especialistas pode ajudar a ter uma bateria boa por um bom tempo.

 

 

Sair da versão mobile