Usando tecnologia de reconhecimento facial, a SmartFaucet é capaz de identificar pessoas que venham lavar as mais e de ajustar a temperatura e o fluxo d’água de acordo com suas preferências específicas. Ela também é interligada em uma rede e possui uma touchscreen. É sério!

Aquele minúsculo painel sobre a torneira é na verdade uma interface para algo como um Chumby de pia que joga aplicativos de e-mail, clima e calendário na sua torneira. Apesar de parecer meio frágil e não responsiva no vídeo abaixo, a torneira possui um certo apelo do tipo do filme adaptação de Riquinho de 1994 com Macaulay Culkin, ou seja, é praticamente o acessório de banheiro mais ostentador que você poderia remotamente ter.

Mas eu consigo prever problemas com isso. Ter um painel LCD ao lado de água corrente já é uma ideia ruim por si só, mas fazer com que os usuários controlem as funções da pia por meio de uma touchscreen quando suas mãos com absoluta certeza estarão molhadas é uma ideia ainda pior. E, é claro, em pouquíssimo tempo esta tela estará mais detonada que o espelho do banheiro do meu flat após algumas semanas sem limpeza, acumulando camada sobre camada de resíduos misteriosos até ficar nojenta demais para tocá-la.

O que você vê aqui é apenas um protótipo, mas a iHouse de fato pretende ir em frente com este produto – e outros, como um termostato com reconhecimento facial – para o mercado. [iHouse via BornRich]