O tablet Folio, da Toshiba, foi anunciado oficialmente, seguindo o bonde do Samsung Galaxy Tab. Eis seus detalhes oficiais:

Com Android 2.2 e turbinado com um chip Tegra 2, da Nvidia, o tablet tem tela de 10,1 polegadas com resolução de 1.024 x 600 pixels e multitoque, e opções bem incomuns de conectividade: Bluetooth 2.1+EDR, Wi-Fi 802.11 b/g/n e, como o iPad, 3G apenas em alguns modelos. Mas diferente do iPad – que é a inevitável referência do assunto – o Toshiba Folio já tem uma webcam, saída mini HDMI, USB 2.0 e leitor de cartões SD/MMC, tudo embutido.

A duração de bateria prometida, no entanto, é um pouco decepcionante: apenas 7 horas usando 65% de web, 10% de vídeo e 25% de stand-by, pouco se for comparado às 11 ou 12 horas que o iPad oferece em exibição contínua de vídeo. Com 760 gramas e 281mm x 181mm x 14mm, ele é também maior e mais pesado do que o concorrente da Apple.

Na parte do software, a Toshiba colocou o Opera Mobile, o Toshiba Media Player, FBReader, Fring, Documents to Go e o Evernote, todos pré-instalados. Se você quiser mais apps ou músicas você terá que usar o Toshiba Market Place, “um serviço que oferece fácil acesso à várias opções de downloads de conteúdo multimídia, serviços e aplicativos.”