O novo sensor TCM5115CL, da Toshiba, tem a maior resolução já feita para câmeras compactas: 20 megapixels. Epa, a guerra de megapixels voltou?

Por um momento, a disputa para ver quem espremia mais pixels em sensores pequenininhos tinha acabado. De fato, durante anos, os números de megapixels eram uma especificação chamativa e ilusória usada pelos fabricantes para atrair consumidores que não sabiam direito o que estavam fazendo. Mas, hoje em dia, quase todas as câmeras compactas de entrada vêm com um sensor de 1/2,3 polegadas CMOS retroiluminado de 16 megapixels. Estas características garantem um bom ponto de equilíbrio entre resolução e eficiência na captura de luz nas câmeras mais baratas do mercado.

Ano que vem, a Toshiba vai trazer para o mercado um novo sensor com 25% a mais de resolução. Claro, ele pode ser uma grande novidade na qualidade de imagem, permitindo colocar mais pixels num mesmo espaço sem perder qualidade… mas o que um sensor de 1/2,3 polegadas precisa é uma melhor performance dos pixels que já estão lá. Ok, vamos deixar para avaliar em agosto, quando os novos sensores chegarão às câmeras. [Businesswire]