Enquanto gamer, eu mesmo mal consigo pensar em duas experiências de jogo mais dissonantes do que jogar um jogo em alta definição no meu Xbox 360 e jogar um clone de Bejeweled, em Flash, no Facebook. Pegue, por exemplo, Match Defense (para Facebook) e Toy Soldiers (para Xbox Live Arcade, lançado hoje). Ambas as experiências não têm praticamente nenhum ponto em comum… exceto pelo objetivo final.

A Microsoft Games Studios, por trás dos dois jogos, está fazendo uma experiência interessantíssima ao pegar dois jogos completamente diferentes e integrá-los de forma diferente.

Match Defense, no Facebook, é um daqueles joguinhos clássicos de juntar combinações de três ou mais peças da mesma cor, enquanto Toy Soldier é um jogo de estratégia 3D completo. Ambos, porém, têm uma ambientação baseada na primeira guerra mundial, e pedem para que você "se aliste" em um dos lados da guerra. Os resultados do seu jogo, seja no Facebook ou no Xbox, são somados aos de todos os outros jogadores do mesmo lado da guerra, independente da plataforma, na disputa por um país. O primeiro lado a conseguir capturar oito países, vence (e, presumivelmente, inicia-se outra partida).

Ambos os jogos funcionam sozinhos, mas para quem quiser se envolver a este ponto, eles ganham uma camada nova de interação. A Microsoft Game Studios já falou que esta integração entre Facebook e Xbox 360 é algo que eles têm interesse em estudar e perseguir cada vez mais no futuro. Para uma primeira experiência, eu diria que Toy Soldiers já está no caminho certo. E você? [Kotaku]