Às vezes, suas mãos estão ocupadas quando você precisa muito usar um gadget – então o reconhecimento de gestos não resolveria, muito menos uma touchscreen. Um dispositivo inventado pelo MIT, que transforma a unha do seu dedo polegar em um trackpad, pode ajudar.

NailO é inspirado, aparentemente, em adesivos estéticos para as unhas — só que é bem mais útil. Desenvolvido no MIT Media Lab, o dispositivo de múltiplas camadas — que comprime bateria, circuitos, sensores capacitativos e uma cobertura — lê os seus toques e os envia por Bluetooth a um smartphone ou computador.

Ele reconhece diversos gestos e é mostrado em uso no vídeo abaixo. O NailO também é capaz de digitação, apesar de suspeitarmos que isso seja um processo excessivamente trabalhoso. Ele provavelmente é melhor para situações nas quais as duas mãos estão ocupadas, mas um toque rápido na unha seria conveniente – quando você está cozinhando, por exemplo, ou olhando instruções enquanto suas mãos seguram as ferramentas.

Nos testes, o aparelho reconheceu cinco gestos diferentes com 92% de precisão, segundo a CNET — algo que provavelmente não deve ser o bastante para um uso contínuo sem engasgos, mas ele evoluirá. A equipe por trás do NailO também menciona gestos acidentais — que com certeza ocorrerão — que podem ser evitados ao pressionar o dispositivo por alguns instantes, para ligá-lo antes de fazer os gestos.

Criar algo tão diminuto é desafiador: embutir uma antena tão próxima de um processador é difícil, assim como encontrar baterias bem pequenas com longa duração. De qualquer forma, os pesquisadores planejam continuar a desenvolver o conceito.

A equipe apresentará o dispositivo na próxima CHI 2015, conferência de interações humano-computador que ocorre em Seul, Coreia do Sul. [MIT via CNET]

Captura de Tela 2015-04-17 às 17.49.31