Caramba! Sabe quando você precisa se beliscar, porque não dá pra acreditar que você está presenciando certas coisas na sua vida? O Word Lens, que usa realidade aumentada para traduzir placas na sua frente, me deu bem essa sensação.

Funcionando mais ou menos como o Google Goggles, ele transforma imagens em informações legíveis, tudo em tempo real. É impressionante: mire o iPhone para uma placa, e ele traduz o texto na própria placa, usando seus poderes de realidade aumentada. Veja o vídeo para entender melhor como funciona:

Você já usou o Google Tradutor ou o Babelfish, certo? As traduções não são perfeitas, mas é o bastante para você se virar. O Word Lens gera traduções palavra a palavra semelhantes, mas se me evitar pedir por acidente um prato com muita carne, já vale os US$5. Acho que a melhor coisa é não precisar de conexão à internet (ao contrário do Google Goggles), porque o dicionário fica guardado no iPhone; assim, ele traduz as placas e menus instantaneamente.

O Word Lens é um download gratuito para iPhone, mas os pacotes de idioma custam US$5 e são comprados dentro do app. Por enquanto, ele só tem espanhol-inglês (e inglês-espanhol), mas deve ajudar muita gente no exterior – ou mesmo no próprio país. [iTunes via Gizmodo Austrália]