Tragédia: Google Maps guiou motorista para ponte incompleta na Índia
Um grave acidente com três vítimas fatais na Índia está levantando dúvidas sobre a confiabilidade do aplicativo Google Maps, o mais utilizado do mundo. Segundo autoridades que investigam o caso, a ferramenta de navegação guiou três homens que viajavam entre Gurugram e Bareilly para uma ponte quebrada. A informação foi dada pelo The Economic Times, jornal indiano.
Black Friday
Echo Dot 5ª geração | O Echo Dot com o melhor som já lançado | Cor PretaEntenda o caso do Google Maps na Índia
Há alguns meses, fortes enchentes levaram algumas partes da ponte, que ainda está em fase inicial de reconstrução. Segundo a investigação, o motorista não teve tempo de parar o veículo quando percebeu que a via estava incompleta.
Após a revelação das autoridades, as famílias das três vítimas querem que o Google seja responsabilizado pela tragédia. O que pesa contra a big tech é que este não é o primeiro caso registrado de falha na navegação do aplicativo de mapas que deixa óbitos.
Anteriormente, em 2022, a empresa foi processada após um motorista que utilizava o Maps cair de uma ponte que também estava danificada. Philip Paxson dirigia pelo estado da Carolina do Norte quando caiu de uma altura de 6 metros em um rio. Entretanto, segundo a polícia, a causa da morte foi afogamento.
A acusação diz que a morte poderia ter sido evitada caso a plataforma se preocupasse em manter o aplicativo devidamente atualizado com os últimos dados sobre as vias públicas no país.
Nesse sentido, a ferramenta vem sendo alvo de críticas há vários anos por sugerir rotas potencialmente fatais para seus usuários. Assim, já foram registrados casos onde o Google sugeriu rotas perigosas que exigiam passar sobre montanhas ou, literalmente, pular de penhascos para chegar mais rápido.
Google encomenda 7 reatores nucleares para dar conta do avanço da IA
Como usar o Google Maps para planejar sua viagem de fim de ano
No caso do acidente na Índia, a empresa responsável pelas obras da ponte também pode ser responsabilizada por não sinalizar corretamente o problema no local, ou seja, permitir o trânsito de veículos na área. O Google, contudo, prestou condolências às famílias das vítimas e afirmou que está colaborando com as autoridades indianas para o esclarecimento das circunstâncias do acidente.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.