Placas gráficas dedicadas da ATI e da Nvidia costumam ser cruciais apenas para gamers e profissionais, mas agora elas fazem muito mais do que dar um belo visual a tripas esparramadas. Por exemplo, transcodificação de vídeo realmente rápida.

A PC Perspective comparou programas de transcodificação de vídeo baseadas em GPU da ATI e da Nvidia – Avivo Converter e Badaboom, respectivamente, que funcionam exclusivamente com suas próprias placas gráficas.

O Badaboom vence em interface, visual e facilidade de uso, mas você precisa de uma placa Nvidia que suporta CUDA, o que limita o uso a GPUs relativamente mais recentes. O Avivo usa um formato wizard tosco e é meio feio, mas tem uma abundância de opções e formatos suportados não encontrada no Badaboom. É também mais rápido, mas usa mais CPU do que o Badaboom. E é grátis, enquanto o Badaboom custa US$ 30 se você não quiser aquela marca d’água horrível.

O Avivo vence por pouco a disputa contra o Badaboom como o programa favorito da PCPer. Ele é mais rápido e mais poderoso, mas tem uma grande desvantagem: vídeos codificados nos formatos WMV e para iPod apresentaram grandes artefatos na imagem durante a reprodução. De qualquer maneira, os dois programas mostraram de maneira impactante o poder que aplicativos baseados na GPU podem ter em comparação com os tradicionais que usam apenas a CPU. E não custa conferir o Avivo, já que é gratuito. [PCPer]