_Tecnologia

Transforme seu assistente de voz no sistema de som do home theater

É possível criar um setup de respeito usando os alto-falantes que você já possui. Entenda como

Amazon Echo Studio

TVs não costumam vir de fábrica com um som tão parrudo — especialmente se você for um usuário mais exigente. Mas comprar alto-falantes para tentar compensar essa deficiência também não costuma ser uma tarefa simples. Muito menos barata, claro. Mas você pode utilizar os smart speakers que você já possui para melhorar o áudio de sua tela, incrementando a experiência de consumir filmes, séries e músicas.

Alguns alto-falantes inteligentes já são capazes de emitir um som decente, especialmente os da linha Echo, da Amazon — a casa da Alexa. O Echo de 4ª geração, que pode ser comprado por R$ 399, já oferece uma qualidade de áudio boa. Para quem quiser investir um pouco mais, uma opção é o Echo Studio (por R$ 1600), que garante um som de primeira.

Infelizmente, você ainda não pode o alto-falante do Google Nest ou um Chromecast para completar seu home theater. Esse recurso, aliás, foi prometido oficialmente há mais de um ano, mas ainda não deu o ar da graça. Se você conta com equipamentos da Amazon ou da Apple, no entanto, hoje é seu dia de sorte. Veja como fazer.

Apple HomePod

Você pode usar seu HomePod como sistema de áudio para sua televisão desde que haja uma caixa Apple TV 4K conectada a ela. A técnica funciona com um ou dois alto-falantes, que devem ser vinculados à mesma sala onde está sua Apple TV 4K no app Home em seu iPhone, iPad ou Mac. Fazer isso cobrirá todos os sons, incluindo cliques de navegação. Você não pode usar alto-falantes de terceiros para isso, mesmo se eles forem compatíveis com o padrão sem fio AirPlay 2.

Quem quer usar dois alto-falantes HomePod precisa configurá-los como um par estéreo antes de conectá-los ao Apple TV 4K. Abra o aplicativo Home no iOS ou iPadOS, então toque e segure com o dedo o ícone de um dispositivo HomePod. Toque no ícone de engrenagem de configurações e escolha “Criar par estéreo” para escolher o segundo alto-falante e concluir o emparelhamento.

Para garantir que sua Apple TV 4K e os alto-falantes ligados a ela estão na mesma sala no app Home, clique e segure no dispositivo em questão para acessar suas configurações e, em seguida, selecione o botão “Sala”. Se você precisar criar uma nova sala para a configuração do seu home theater, basta ir ao ícone “+” no canto superior direito da guia “Home principal” e, em seguida, selecionar a opção “Adicionar sala”.

Na próxima vez que ligar sua Apple TV 4K, você poderá selecionar a opção “Usar como alto-aparece no em “Configurações” no dispositivo Apple TV 4K. Escolha “Vídeo e Áudio”, em seguida “Saída de Áudio” e, depois, selecione o HomePod que deseja usar. Também é possível acessar o aplicativo Home tocando e segurando o ícone da Apple TV 4K e, em seguida, escolhendo o ícone de engrenagem de configurações e “Saída de áudio padrão”.

Amazon Echo

Para dispositivos Amazon, você precisa de um ou mais alto-falantes Echo, bem como um dispositivo executando Fire TV conectados ao seu aparelho de televisão. Todos os dispositivos envolvidos precisam estar vinculados à mesma conta da Amazon — o que já deve ser o caso se você configurou tudo via app da Alexa em seu telefone.

Abra a guia “Dispositivos,” toque em “+” e em “Combinar alto-falantes”. Selecione “Home Theater” e então o dispositivo Fire TV na lista exibida. Feito isso, você pode escolher um ou dois dispositivos Echo para usar como um único alto-falante ou par estéreo. Se estiver usando dois alto-falantes principais, você pode designar os modelos esquerdo e direito.

A próxima etapa é dar um nome à configuração do seu home theater para facilitar a identificação e atribuí-la a um cômodo da sua casa. Em seguida, você precisa focar na TV, e concluir a configuração usando o Fire TV Stick. A primeira mensagem que você verá dará a opção de visualizar a configuração de áudio que acabou de criar para ter certeza de que tudo está funcionando.

Você pode acessar a nova configuração e alterá-la, se necessário, na parte inferior do menu “Dispositivos” no app da Alexa. Alguns alto-falantes Echo vêm com saídas auxiliares, de modo que você pode conectar um alto-falante maior e com melhor som enquanto aproveita a configuração de home theater definida pelo aplicativo Alexa.

Sair da versão mobile