Cansado de ter que lembrar a quantos cubículos de distância a partir do começo do corredor fica o seu? Dê mais charme ao seu espaço de trabalho com esse projeto de final de semana da This Old House.

Em termos de arquitetura, o cubículo é a casinha pré-moldada dos escritórios nada originais de hoje. Então se você ainda persiste em dar uma de Dwight Schrute enquanto você aguarda aquela grande promoção para sócio sênior ou algo do tipo, porque não viver o sonho dando um ar de arquitetura clássica ao seu escritório? Fazendo isso você pode conseguir que o convencido que tem cubículo na esquina venha ver qual é a do jovem ambicioso no cubículo com decoração colônial. Continue clicando quando o seu herói do trabalho em cubículos, Editor Técnico Sênior Mark Powers, aparecer para te mostrar como se vestir para o sucesso.

Passo 1. Construa o teto.

Primeiramente, diga aos seus colegas de escritório para colocarem seus fones de ouvido. Você tem um grande projeto de construção a caminho. Comece montando um telhado com inclinação 6/12 acima do seu cubículo usando caibros 1×4 (MT: usamos as medidas e materiais padrão), com espaçamento de 40 centímetros no centro. Coloque vigas para apoiar o teto e então cubra com compensados de ¼ de polegada presos com pregos 2 e ½”. Depois que você terminar você nunca mais terá que se preocupar com colegas espiando com cara de horror por cima de seus ombros enquanto você come feito um pedreiro um daqueles sanduiches gigantes do Burger King enquanto assiste The Biggest Loser no Hulu.

Passo 2. Instale a porta.

Alguma vez você já desejou fazer como Don Draper e desfrutar de reuniões de portas fechadas regadas à whisky em seu próprio escritório? Essa pode ser uma tarefa difícil quando você nem mesmo tem uma porta. Instale uma, deslize a moldura de uma porta pré-montada na abertura de seu cubículo. Coloque um calço se for necessário para caber corretamente, e então a parafuse no lugar. Coloque a soleira da porta de modo que fique bem encaixada com a moldura, e instale a base da abertura da porta. Encaixe a moldura e a porta para as dobradiças, parafuse-as e coloque a porta no lugar. Alguém aceita coquetéis?

Passo 3. Crie uma ambientação.

Tire aquelas fotos da viagem de formatura da parede, e jogue fora o flyer da banda inspirada nos Strokes que você deixou cair na frente da lixeira. Você é um adulto – e está na hora de seu espaço de trabalho refletir isso. Nada grita “eu sou um homem de negócios” como pilares caneladas na entrada do seu cubículo. Depois de colar e pregar os pilares no lugar, coloque uma tira decorativa para cobrir a fenda entre os pilares e o batente da porta. Este aqui tem um perfil com formato de S (ogival) que dará ao seu cubículo o toque tradicional que você está procurando.

A mansão cubículo

Tempo: 4-6 horas

Dinheiro: U$400 (em material dos EUA)

Dificuldade: Fácil – moderado; você irá precisar construir coisas e fazer barulho no processo, sem atrair a fúria do seu chefe.

Passo 4. Coloque um Frontão.

Cobrindo algumas das obras-primas feitas pelo homem como o Parthenon em Atenas e o Panteão em Roma, um frontão é uma ótima maneira de transformar um cubículo comum em algo que grita “eu sou da gerência de nível médio, ouça o meu rugido.” Posicione o frontão para que o retorno da entablatura esteja de acordo com as proporções clássicas. Depois que você terminar o trabalho, fique parado na frente de sua obra-prima e grite “Olhai minhas obras, ó poderosos, e desesperemse!” Mesmo aqueles colegas de escritório que não tenham familiaridade com a poesia do século 19 de Shelley vão entender o recado.

Passo 5. Aproveite.

Então, como você se sente trabalhando no cubículo mais legal do escritório? Nós achamos que deve ser muito bom. Muito. Muito. Bom. E, ah, é mesmo, feliz dia da mentira.

Você se perdeu na parte da inclinação do telhado? Veja o artigo completo aqui para mais informações e fotos explicativas.