Tratores inteligentes agem como “demônios” após explosão solar
À medida em que o Sol se aproxima da parte mais ativa de seu ciclo, as explosões solares, além de produzirem auroras boreais, também passaram a trazer problemas para fazendeiros com equipamentos agrícolas de alta tecnologia como os tratores.
Black Friday
PlayStation®5 Slim Disk + 2 JogosEm maio, houve a maior tempestade solar em décadas durante o auge da temporada de plantio. Isso fez com que os tratores alterassem seus comportamentos, parando ou balançando para frente e para trás. Elaine Ramstad, caçadora de auroras [boreais] e fazendeira em Minnesota, contou que os tratores “agiram como se estivessem possuídos por demônios”.
“Todos os meus primos me ligaram durante a tempestade de 10 de maio para me dizer que ‘minhas auroras’ estavam deixando-os loucos enquanto eles estavam plantando”, disse.
Ela afirmou ainda que o mesmo se repetiu em outubro. “O trator dançou uma fileira para a esquerda, para a direita — e então o desfolhador estava errado em uma fileira, então eu tive que dar a volta e começar de novo. Ao cair da noite, não havia como controlar.”
Como a explosão solar afeta os tratores modernos?
Isso acontece porque os tratores inteligentes modernos são altamente dependentes de GPS. Eles têm sua localização fornecida por satélites na órbita do planeta, que usam para se guiar por fileiras retas, nas quais distribuem sementes e fertilizantes e colhem safras.
O que ocorre é que, durante tempestades solares extremas, partículas carregadas preenchem a ionosfera da Terra. Essa parte da atmosfera superior cria uma barreira protetora entre o planeta e as partículas do Sol. No entanto, essa camada também transmite sinais de GPS para a superfície. Ou seja, a mudança de densidades da ionosfera pode distorcer sinais de rádio conforme passam.
Infelizmente para os agricultores, a NASA previu que o auge do ciclo solar, que dura 11 anos, pode persistir até 2026. Mas, por outro lado, engenheiros já estudam formas de usar aprendizado de máquina e inteligência artificial. Isso para reduzir a dependência dos agricultores em sinais de GPS.
A mudança é urgente para os fazendeiros, já que, de acordo com o gerente de serviços da empresa de máquinas agrícolas John Deere, Ethan Smidt, “80% ou mais de todos os fazendeiros no Centro-Oeste usam pelo menos GPS básico para alguma coisa — seja direção automática ou mapeamento de rendimento”. Além disso, segundo ele, “pelo menos 50% de todos os fazendeiros são MUITO dependentes do GPS e o usam em todas as máquinas o ano todo.”
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.