Às vezes a melhor maneira de dar um gás na sua produtividade é dar uma mudada no seu espaço de trabalho. Mesmo que a grana esteja curta, temos aqui três sugestões baratas de melhorias para o local de onde você tira o seu sustento.

Organize o seu espaço

Você não consegue render o máximo se está sempre procurando pelas ferramentas que precisa. Mantenha as coisas essenciais sempre à mão e esconda as coisas que não precisa — o importante é que tudo tenha o seu lugar e esteja nele. Primeiro, pegue suas canetas, lápis, clipes de papel, elásticos etc, tire da mesa e coloque-os e baldinhos pendurados, como na foto. O que for leve e frequentemente necessário, você pode colocar na frente do seu gaveteiro ou estante de arquivos usando ímãs. Por último, deixe os hubs USB, roteadores e réguas de luz escondidos debaixo da mesa.

Gerenciamento de cabos

Depois que todos os equipamentos estiverem onde precisam estar, você precisa lidar com os cabos que ligam estes equipamentos entre si. Em vez de deixá-los bagunçados de qualquer jeito no chão, organize-os debaixo da mesa usando uma calha ou algo assim.

Estande de monitor ou laptop

Tanto do ponto de vista ergonômico quanto organizacional, faz sentido elevar um pouco o monitor para onde você olha oito horas por dia. Mas não há necessidade de ir comprar um caro e chique estande de monitor para isso. Com um pouquinho de vontade e predileção por trabalhos manuais, quase qualquer coisa pode ser usada para trazer o seu monitor ao nível dos olhos. Canos de metal ou PVC podem ser usados para construir um estande minimalista e funcional. Mais barato ainda — até por ser de graça — é usar uma caixa de papelão. Se quiser algo um pouco mais bonito, uma prateleira com calços de porta como pés é uma boa solução, também barata.

Se você já fez ou pretende fazer algo assim para dar uma melhorada no seu escritório, conte pra gente nos comentários.