_Smartphones

Troque o 3G pelo Wi-Fi e deixe-o sempre ativo para economizar bateria do seu smartphone

Alguns smartphones Android são configurados para desativar o Wi-Fi quando inativos – quando você trava a tela, por exemplo. Só que ele continua usando a internet – para receber e-mails, tweets etc. – mas através da rede 3G/2G, que gasta mais energia que Wi-Fi. Então, se você usa redes Wi-Fi, configure seu smartphone para deixá-lo […]

Alguns smartphones Android são configurados para desativar o Wi-Fi quando inativos – quando você trava a tela, por exemplo. Só que ele continua usando a internet – para receber e-mails, tweets etc. – mas através da rede 3G/2G, que gasta mais energia que Wi-Fi. Então, se você usa redes Wi-Fi, configure seu smartphone para deixá-lo sempre ativo – assim você economiza bateria. A dica vale para iPhone, BlackBerry e Symbian também!

O que mais impacta a bateria do Android (depois da tela) é o rádio 3G/2G: ele precisa procurar torres distantes e decidir com qual se conectar, e isso gasta bateria. E quanto mais fraco o sinal, maior o impacto na bateria. O rádio Wi-Fi no seu smartphone usa bem menos energia, já que o sinal está mais próximo – talvez até do seu lado! – e ele só muda de rede quando você manda.

Claro, vale lembrar: se você não usa Wi-Fi, ou se você sair da área de cobertura (sua casa, por exemplo), seu aparelho vai ficar caçando redes e gastar bateria caso o Wi-Fi esteja ligado. Então continua valendo o bom senso: saiu do Wi-Fi, desligue o Wi-Fi. Você pode fazer isso automaticamente no Android usando o Auto WiFi Toggle, Juice Defender ou WiFi Status.

Enquanto você usa o Wi-Fi, no entanto, deixe-o sempre ativo no celular. No Android, siga o caminho: Menu > Configurações > Redes sem fio e outras > Configurações de Wi-Fi e conecte-se a uma rede, se você ainda não o fez. Então, toque o botão Menu de novo, depois Avançado > Política de inatividade de Wi-Fi e escolha a opção Nunca.

E, independente do aparelho – iPhone, Android, BlackBerry – deixe o Wi-Fi ativo se você puder usar a rede, e evite o 3G/2G. Isso vale para todo smartphone: por exemplo, a Apple avisa que a bateria do iPhone dura mais no Wi-Fi – 6 horas de internet via 3G, e 10 horas de internet via Wi-Fi. Para BlackBerry, vale a mesma coisa.

O iPhone ganhou Wi-Fi permanente no iOS 4, mas a Apple removeu a função no iOS 4.3. O Wi-Fi só fica permanentemente conectado se o iPhone estiver carregando a bateria. O que é estranho: a própria Apple recomenda que, “se você frequentemente usa seu iPhone para navegar na web, a duração da bateria pode aumentar usando-se o Wi-Fi em vez da rede de dados do celular”. Para deixar o Wi-Fi sempre ativo, o jeito é fazer jailbreak e usar o app SBSettings com o plugin KeepAwake.

No Symbian, para economizar energia você pode reduzir a intensidade do sinal Wi-Fi no aparelho. Para isso, siga o caminho: Menu > Ferramentas > Configs. > Conexão > LAN sem fio > Opções > Configs. Avançadas > Configur. automática > Desativadas e, em Nível de energia TX, baixe o valor de 100mW para 4mW.

Alguns aparelhos podem gastar mais energia usando Wi-Fi, dependendo do rádio utilizado, mas vale a pena experimentar a dica. Sua bateria agradece. [Android Central]

Sair da versão mobile