Trump quer vasculhar redes sociais de quem pedir visto para os EUA

Redes sociais privadas ou ausência de presença online podem prejudicar obtenção de visto para os EUA
visto online EUA Confira países que dá para viajar sem visto com passaporte do Brasil

O governo dos EUA está planejando verificar os perfis de turistas e estudantes nas redes sociais antes de oferecer o visto para o país. Sendo assim, não ter perfil nas plataformas de mídia ou usá-lo em modo privado pode ser um motivo para a negação do documento.

banner

Isso porque, segundo o Departamento de Estado do país, restringir a atividade em redes sociais ou ter ausência de presença online pode ser uma tentativa de esconder comportamentos incompatíveis com os interesses dos EUA ou apresentar ameaça à segurança nacional, por exemplo.

A informação foi confirmada por Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, e informada por um comunicado para as embaixadas e consulados norte-americanos no exterior. De acordo com as instruções, os funcionários desses órgãos devem verificar se os indivíduos têm perfil ativo em plataformas como Facebook, Instagram, X (ex-Twitter) ou BlueSky.

Estudantes da Universidade de Harvard estão na mira do governo dos Estados Unidos

Inicialmente, a medida vale para pessoas que desejam estudar na Universidade Harvard. Recentemente, uma juíza federal suspendeu a medida do presidente Donald Trump para impedir a entrada de estudantes internacionais na instituição.

Por isso, é recomendável que pessoas que possuem perfil privado nas plataformas os tornem públicas ao solicitar o visto americano.

Além disso, há uma orientação para que os agentes procurem reconhecer se o propósito da viagem condiz com o tipo de visto em solicitação. Por essa razão, caso o solicitante não consiga convencer os funcionários em relação à dedicação exclusiva a atividades compatíveis ao tipo de visto, ele deve receber uma negativa.

Atualmente, o novo protocolo recebeu a classificação de “projeto-piloto”. No entanto, já há previsão de expansão do processo de triagem para aumentar a importância das redes sociais no processo de obtenção do visto.

Se você já tem o visto para o país, saiba como renová-lo pela internet nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas