_Ciência

Os tsunamis podem atingir alturas assustadoras

A gente pensa no efeitos dos tsunamis recentes, mas mal sabemos que existe uma categoria de tsunamis que são gigante se ainda mais destrutivos.

Os tsunamis são provavelmente um dos desastres naturais mais horripilantes, pois eles devastam tudo que estão no caminho deles. No entanto, aprender sobre quão grande eles podem se tornar faz os tsunamis parecerem ainda mais assustadores. É ridículo, mas eles podem ser tão altos quanto um arranha-céus.

Como está o Japão cinco anos após o grande terremoto de 2011
Este navio fantasma japonês perdido no tsunami foi encontrado próximo da costa do Canadá

Um desastre provocado por tsunami que presenciamos recentemente ocorreu no Japão e foi classificado apenas como “regular” por ter ondas com altura máxima de 40,5 metros. Há todo um nível de categorias que conta com mega tsunamis que humilham tsunamis regulares em tamanho. Sem brincadeira, em 1958, um tsunami no Alaska tinha ondas de quase 525 metros. Para ter uma referência, a nova torre do One World Trade Center tem 541 metros de altura, e é o prédio mais alto de Nova York.

Mega tsunamis são formados quando grandes porções de materiais (um pedaço de uma montanha ou pedras espaciais gigantes, entre outros) são repentinamente jogados na água. Isto causa ondas gigantescas, bem maiores do que as de tsunamis regulares, que ocorrem geralmente por causa de terremotos.

O canal Real Life Lore discorre sobre o tamanho assustador que os tsunamis podem atingir no vídeo abaixo (em inglês):

Foto do topo por Pixabay

Sair da versão mobile