_Google

Tudo o que o Google deve anunciar hoje no evento I/O

Depois da WWDC, e depois da Microsoft revelar seu tablet Surface, agora é a vez do Google revelar suas novidades. A conferência anual de desenvolvedores Google I/O começa nesta quarta-feira, e deve oferecer um banquete de novos produtos e software. Mas vamos começar com a entrada: um monte de rumores. O que o evento I/O deve […]

Tudo o que o Google deve anunciar no evento I/O

Depois da WWDC, e depois da Microsoft revelar seu tablet Surface, agora é a vez do Google revelar suas novidades. A conferência anual de desenvolvedores Google I/O começa nesta quarta-feira, e deve oferecer um banquete de novos produtos e software. Mas vamos começar com a entrada: um monte de rumores. O que o evento I/O deve trazer este ano?

Jelly Bean, o Android 4.1

Isto é quase certo: o Google I/O deve trazer a mais nova versão do Android. Os rumores sugerem que o Jelly Bean é uma atualização incremental ao Ice Cream Sandwich, e deve ser a versão 4.1. Ainda não está claro quais funções ele terá, mas há relatos de melhor duração de bateria, melhor barra de busca, e Chrome como navegador padrão. Ele deve aparecer em dispositivos Android no final do ano; espero que seja em muitos aparelhos, não só no Nexus.

Tablet Nexus

Um tablet com marca Nexus e construído pela Asus é o boato que mais circula em relação ao evento I/O. Os relatos mais recentes indicam um tablet de 7″ com Tegra 3, o primeiro hardware a rodar Jelly Bean. Com o suposto nome de Nexus 7, o tablet deve custar US$199, preparado para concorrer contra o Kindle Fire da Amazon.

Dispositivo de entretenimento com Android

Isto seria algo para concorrer contra o AirPlay e Sonos: um gadget que permite fazer streaming de música (e talvez vídeo) em casa, e controlar tudo através do smartphone. Este seria o primeiro hardware da divisão Android@Home, anunciada no evento I/O do ano passado, mas que ainda não lançou nada. Todo esse possível hardware pode indicar uma pequena mudança de rumos para o Google, que não é de fazer hardware internamente – e sim com parceiros, como a Samsung para o Nexus.

Google Maps para iOS

Na WWDC, a Apple oficialmente terminou o relacionamento de mapas com o Google. Agora Cupertino tem sua própria solução de Mapas embutida no iOS 6, então faz sentido o Google lançar um app (ou webapp) para gadgets da Apple. Eles já sugeriram que vão fazer isso, e talvez o app seja anunciado esta semana.

Novidades para a Google TV

A Google TV ainda não vingou. Mas parece que teremos uma grande atualização na plataforma, e o I/O pode ser seu lançamento. Ainda não há muitas informações sólidas sobre ela, mas eis o que poderemos ver: novos parceiros de conteúdo – algo que ainda falta na Google TV -, mais fabricantes a bordo, e uma interface melhorada.

Uma resposta à Siri

Se Apple e Samsung têm comandos naturais por voz, o Google também quer ter – e algo ainda melhor que o Voice Actions. O Google pode ter um concorrente à Siri, a ser chamado Google Assistant e funcionar, claro, em dispositivos Android. A tecnologia de reconhecimento de voz do Google é impressionante, e pode superar o desempenho mediano da Siri.

Google Wallet

O Google Wallet, sistema de pagamentos digitais por NFC, foi anunciado ano passado mas ainda não pegou. Então o Google pode estar ampliando o serviço: ele usaria um serviço de pagamento baseado na nuvem, ao estilo do PayPal, em vez de depender do NFC.

Google Glasses

Nós já vimos os óculos futuristas do Google com realidade aumentada em ação. Sergey Brin andou por aí com eles, e já vimos até um vídeo gravado com os óculos. O Project Glass deve chegar ao mercado só no ano que vem, mas provavelmente no I/O os desenvolvedores poderão vê-lo mais de perto.

Google Cloud

Como o Google quer ser tudo para todo mundo, a empresa pode estar preparando uma plataforma de serviços na nuvem como a Amazon EC2. Isto não é exatamente a nuvem que você usa todo dia: é uma forma de alugar servidores, e que não lhe afeta diretamente  – é voltado para desenvolvedores.

E o que mais?

Ano passado, o Google anunciou tudo e terminou com uma surpresinha – o Android@Home. E este ano? Difícil prever. Mas sabemos que o Google demonstra uma força maior que nunca desde que o Larry Page assumiu o cargo de CEO, e uma disposição maior em focar nos mercados onde atua. Falando em Page, ele não deve ir ao evento devido a problemas de saúde, mas qualquer especulação comparando-o a Steve Jobs, por enquanto, parece exagero.

Faremos o liveblog do Google I/O no Twitter, então acompanhe tudo em @GizmodoBR nesta quarta-feira a partir das 13h30 (horário de Brasília). Estamos ansiosos para conhecer as surpresas que o Google nos reserva.

[via AllThingsD]

Sair da versão mobile