Imagine uma comunicação tão rápida entre seu dispositivo e a antena da internet que dura apenas 1 milissegundo. Com a rede móvel 5G, isso é possível de acontecer.

A evolução é natural, já que prezamos cada vez mais pela fluidez de conexão. A nova rede também é mais estável e permitirá ao usuário fazer downloads e uploads de forma mais rápida. Além disso, essa tecnologia é um passo a mais no sentido de ter todos os objetos interligados pela internet (a tal Internet das Coisas) e, consequentemente, o desenvolvimento de cidades inteligentes.

Pode parecer coisa do futuro, mas celulares com tecnologia 5G já são uma realidade no Brasil. Por isso, fizemos este guia com tudo que você precisa saber sobre os novos smartphones 5G.

Afinal, o que é 5G?

A principal diferença entre o 5G e o 4G é a velocidade de banda larga e a quantidade de dispositivos que conseguem se conectar nessa rede. Com o 5G, você consegue baixar arquivos, fazer streaming de jogos, assistir a vídeos, filmes e séries e realizar videochamadas com mais qualidade e rapidez.

Para se ter uma ideia, a rede 4G só realiza downloads em velocidade de até 1 Gbps, enquanto o 5G consegue chegar até 20 Gbps. Outra vantagem é a diminuição de latência. Ou seja, o atraso entre transmissões ao vivo, por exemplo, se torna imperceptível com o 5G. Além disso, em redes 5G é possível conectar até 1 milhão de dispositivos por antena por quilômetro ao mesmo tempo, enquanto a capacidade do 4G é apenas 10.000. 

Outras características da tecnologia 5G são:

  • Possibilidade de mais pessoas usando a mesma banda larga;
  • Facilidade de boa conexão mesmo em locais mais isolados;
  • Demanda por menor energia.

Como a tecnologia 5G surgiu?

O primeiro país a ter a tecnologia 5G foi a Coréia do Sul, em 2019. Apesar de essa fase inicial ser voltada para o uso em celulares, o 5G foi criado, na verdade, para a Internet das Coisas 

Internet das Coisas é o nome que usamos para nos referir à conexão digital de objetos do cotidiano com a internet. Você com certeza já ouviu falar de luzes que podem ser programadas para acenderem e apagarem pelo seu celular ou de uma geladeira inteligente, que te manda a lista de compras de acordo com o que está faltando nela.

O 5G nasceu, portanto, para melhorar a qualidade e rapidez da conexão entre esses objetos e nos levar mais a fundo para a era da tecnologia. No entanto, usuários de smartphones terão vantagens que também facilitarão sua vida com a chegada do 5G.

O que é um smartphone 5G?

Além de ser um aparelho celular que possui processadores mais potentes, também aceitam a nova banda larga que permite navegar na internet com mais rapidez e qualidade.

Os celulares 5G surgiram no Brasil em 2020, com a chegada dos smartphones 5G da Motorola. A novidade atraiu os usuários viciados em games, principalmente, porque uma das maiores vantagens é a possibilidade de fazer streamings de jogos com altíssima qualidade de imagem sem os famosos delays.

Meu celular antigo tem 5G?

Alguns smartphones lançados até o momento aceitam, sim, redes 5G. Para verificar se o seu aparelho possui o novo tipo de conexão, é preciso checar as configurações de sistema do celular. Se aparecer a opção de 5G, é porque seu smartphone aceita essa nova rede..

Meu smartphone não tem 5G, vale a pena comprar um aparelho novo?

Como qualquer novidade, o 5G está passando por um momento de transição. A boa notícia é que a aceitação do 5G é alta, o que significa que muitas operadoras, inclusive brasileiras, já possuem a tecnologia 5G DSS, que seria um tipo de 5G simplificado, com frequências compartilhadas do 4G LTE – ou seja, é mais rápido que o 4G normal, mas ainda não chega aos pés da velocidade e baixa latência que a verdadeira rede 5G pode proporcionar aos usuários. Quanto aos aparelhos, os primeiros smartphones 5G estão chegando agora no Brasil. 

Atualmente, a rede 5G está em leilão pela Anatel, buscando investidores. A ideia é arrecadar dinheiro não só para a implementação do 5G em todo o país, mas também para melhorar o 4G em pequenos municípios. A ação está prevista para acontecer ainda neste ano, porém não há data definida.

A família 5G

A Motorola, desde 2020, lançou produtos compatíveis ao 5G e trouxe para o Brasil os primeiros smartphones 5G. A promessa é que os celulares tenham alto desempenho, eficiência e ótima capacidade de processamento. 

Até o momento, os modelos disponíveis da Família 5G são:

Moto G100 5G

Com alto desempenho, boa qualidade de streams de jogos, plataforma ready for e um processador rápido, este é o Moto G100 5G.

O aparelho, além de ser um smartphone com todas as vantagens do 5G, também te dá opção de reproduzir sua tela em qualquer televisão ou tela externa – como em um desktop mobile. Essa funcionalidade é especialmente útil para quem curte jogar, já que o Ready For, plataforma nativa do aparelho, reproduz um console de jogos de celular em qualquer tela com entrada HDMI além do seu celular.

Família Motorola Edge

A tela curva, que proporciona uma experiência imersiva ao usuário, é a marca registrada do Motorola Edge e do Motorola Edge+. Os smartphones são os primeiros celulares 5G do Brasil.

Moto G 5G

Velocidade é a primeira qualidade atribuída ao Moto G 5G e ao Moto G 5G Plus. Como o nome já anuncia, você consegue baixar arquivos, acessar a internet e realizar vídeochamadas em segundos com a tecnologia 5G inclusa neste aparelho.

Além disso, o processador eficiente te garante rapidez na hora de mexer em seus aplicativos e arquivos. Também é uma boa opção para quem busca um celular gamer.

Independentemente do aparelho ou se é o momento de investir em uma nova compra ou não, vale a pena ficar de olho na tecnologia 5G e todos os benefícios que ela promete trazer não apenas para o usuário final, mas também para a sociedade. A era da conectividade está mais real do que nunca e vai sair na frente quem incorporar as novas tendências primeiro.