O que é preciso saber de Indiana Jones antes da estreia de “Relíquia do Destino”

Longa chega aos cinemas em 30 de junho e marca a despedida de Harrison Ford da saga
Indiana Jones
Imagem: Divulgação/Disney

Indiana Jones chega ao seu último capítulo, “Relíquia do Destino”, na sexta-feira (30). A produção da Lucasfilm vai marcar a a despedida de Harrison Ford como o arqueólogo mais famoso do mundo.

whatsapp invite banner

Desde que chegou às telonas com “Os Caçadores da Arca Perdida”, em 1981, o intrépido aventureiro se destacou não só como um dos grandes heróis da história do cinema, mas como um ícone pop.

Pensando nisso, o Giz Brasil separou sete coisas que você precisa saber antes de assistir “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”. Confira a seguir.  

1. Quando estreia “Indiana Jones 5”? 

O capítulo final da amada franquia, “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, estreia em 30 de junho, exclusivamente nos cinemas. 

2. Qual a sinopse do filme? 

Em “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, o arqueólogo aventureiro embarca em mais uma missão inesperada. Neste retorno do herói lendário, Indy encontra-se em uma nova era, aproximando-se da aposentadoria.

Ele luta para se encaixar em um mundo que parece tê-lo superado. Mas quando as garras de um mal muito familiar retornam na forma de um antigo rival, Jones deve colocar seu chapéu e pegar seu chicote mais uma vez para garantir que um antigo e poderoso artefato não caia nas mãos erradas. Assista ao trailer.

3. Quem está no elenco de “Indiana Jones 5”? 

Harrison Ford reprisa seu papel como o lendário herói arqueólogo. Além dele, também veremos: 

  • Phoebe Waller-Bridge (“Fleabag”)
  • Antonio Banderas (“Dor e Glória”)
  • John Rhys-Davies (“Os Caçadores da Arca Perdida”)
  • Toby Jones (“Jurassic World: Reino Ameaçado”)
  • Boyd Holbrook (“Logan”)
  • Ethann Isidore (“Mortel”)
  • Mads Mikkelsen (“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”)

Dirigido por James Mangold, o filme tem produção de Kathleen Kennedy, Frank Marshall e Simon Emanuel. Steven Spielberg e George Lucas entraram como produtores executivos.

John Williams, que compôs a partitura de todas as aventuras de Indy desde o original “Os Caçadores da Arca Perdida em 1981”, é responsável pela trilha musical.

4. Quais filmes assistir antes de “Indiana Jones 5”?

Antes do lançamento do filme que marca o final da saga, é importante assistir a saga completa do arqueólogo. Veja a ordem: 

  • “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida” (1981)
  • “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984)
  • “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989)
  • “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008)

Também vale assistir à série de TV “O Jovem Indiana Jones” (1992), para entender a história e as motivações por trás do protagonista.

5. Onde estão disponíveis todos os filmes? 

A presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, anunciou recentemente que os icônicos filmes e a série da franquia “Indiana Jones” estão disponíveis no Disney+ desde o dia 31 de maio.

Ou seja, já é possível assistir toda a saga do arqueólogo mais famoso do mundo, antes do lançamento do capítulo final, em 30 de junho.  

“Indiana Jones”: todos filmes e série da franquia chegam ao canal Disney+

“Indiana Jones 5” chega aos cinemas em 29 de junho – Imagem: Divulgação/Disney

6. Quem inspirou a criação de Indiana Jones?

Criado por George Lucas e Steven Spielberg, o personagem é inspirado no arqueólogo americano Hiram Bingham, o homem que descobriu as ruínas de Machu Picchu, no Peru. Outras referências são o aventureiro Tintin e os filmes de caubói de Clint Eastwood.

O herói se chama Henry, mas todos o conhecem como Indiana – que na verdade era o nome da cachorra de Lucas. A partir daí, veio o arqueólogo que é um rastreador insaciável de relíquias e objetos de forte simbolismo na História da humanidade, como os bíblicos Arca da Aliança bíblica e Santo Graal.

O sonho, inspirado em inúmeros heróis de filmes B, se concretiza em uma praia havaiana, onde Lucas passa férias com Steven Spielberg.

Descansando em uma praia de Maui em 1977, o diretor de “Tubarão” queria filmar um James Bond, mas o colega respondeu: “tenho algo melhor!”. E assim nasceu “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida”, um sucesso mundial, arrecadando quatro Oscars.

7. Harrison Ford foi a 1ª escolha?

Para interpretar Indiana, Spielberg queria Harrison Ford, mas Lucas não estava convencido, pois o público identificava o ator com Han Solo, de “Guerra nas Estrelas”.

Os dois sondaram Nick Nolte, Jeff Bridges e Bill Murray e Tom Selleck, na época pouco conhecido, mas que estava comprometido com a série “Magnum”. 

No fim, Spielberg acabou convencendo Lucas de que Harrison Ford era o homem. E para interpretar o papel de Willie, a namorada aventureira de Indiana, 1.000 atrizes se apresentaram nas audições, inclusive Sharon Stone.

Kate Capshaw conseguiu o papel, que não alcançou uma grande carreira cinematográfica. Spielberg se casou com ela em 1991, e os dois estão juntos até hoje. 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas