Tecnologia

Tutorial: o que fazer quando o celular Android não quer carregar?

Felizmente, a maioria dos problemas com o celular que não quer carregar são fáceis de resolver e não exigem assistência técnica especializada
Imagem: Unsplash/Reprodução

Embora os smartphones modernos estejam cada vez mais resistentes e menos suscetíveis a defeitos graves, ainda assim existe a possibilidade de que alguns infortúnios aconteçam. Um dos mais temidos pelos usuários são problemas com a bateria ou o celular que não quer carregar. A depender da gravidade, podem significar que é hora de trocar de dispositivo.

whatsapp invite banner

Um celular pode ter problemas para recarregar por vários motivos, que vão de erros na execução de tarefas do próprio sistema operacional ou até problemas no hardware. Felizmente, a maioria dos problemas desta natureza são fáceis de resolver e não exigem assistência técnica especializada ou a substituição do aparelho.

Caso o smartphone comece a apresentar problemas durante o carregamento ou simplesmente parar de carregar, o próprio usuário pode tomar algumas ações e verificar o que realmente está acontecendo.

1º – Conferir cabo de carregamento e tomada

Uma boa prática é, sempre que o aparelho apresentar problemas no carregamento, conferir o cabo de energia e adaptador de tomada, que podem estar com mau funcionamento.  Se possível, também é uma boa prática testar conectar outro carregador compatível. Além disso, é recomendado verificar se a tomada está recebendo energia corretamente antes de tomar outras medidas.

2º – Verificar encaixe do cabo

É comum que própria capa de proteção possa impedir o encaixe adequado do carregador. Em alguns casos, a abertura não possui o tamanho ou até mesmo o formato adequado e acaba deixando o conector frouxo, o que pode resultar em queda na velocidade de carregamento ou na interrupção completa da corrente de energia.

Portanto, vale a pena conferir a capinha protetora e tentar colocar o conector no celular sem a capa para conferir se o carregamento volta à normalidade. Caso seja mesmo a capinha que esteja mesmo impedindo o carregamento, vale a pena investir em um outro modelo, que proteja o celular, mas não impeça a conexão com o cabo de energia.

3º – Umidade ou resíduos na porta de carregamento

Alguns modelos mais novos interrompem o carregamento por segurança caso detectem algum nível de umidade no conector. Isso acontece para a preservação da integridade do aparelho. Se o dispositivo acusar umidade na entrada, basta colocar o smartphone em um local seco e aguardar a água evaporar completamente.

Também há possibilidade de o acúmulo de resíduos na porta de carregamento impedir o carregamento do celular. Para estes casos, vale utilizar uma haste plástica para tentar desobstruir a porta, mas nunca, sob nenhuma hipótese, é recomendado utilizar materiais metálicos, porque eles podem danificar os pinos de carregamento e inutilizar a entrada permanentemente, exigindo substituição do componente.

4º – Superaquecimento 

Se o smartphone estiver mais quente que o normal, alguns modelos suspendem o carregamento automaticamente. Isso porque o processo de recarga aumenta ainda mais a temperatura, o que pode danificar componentes internos. Caso o aparelho acuse superaquecimento, basta deixá-lo por alguns minutos em um lugar com temperatura mais amena e depois tentar carregá-lo novamente.

5º – Assistência técnica

Por fim, mesmo após todos os passos acima, o celular não quer carregar, será necessário o auxílio de uma equipe de assistência especializada. Eles poderão abrir o smartphone e identificar com maior precisão qual é o problema que está impedindo o carregamento. Além disso, caso seja necessário, será realizado a substituição dos componentes com defeito.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas