Desde semana passada, em São Paulo, as operadoras de telefonia já podem oferecer a internet 4G na frequência de 700 MHz, antes usada pela TV analógica. No entanto, isso pode causar alguns problemas com a TV digital, que opera em frequências próximas. A TV Perfeita, uma iniciativa da EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), entidade criada por determinação da Anatel, quer saber se você tem notado problemas no sinal de sua televisão.

• 4G em São Paulo tende a melhorar em locais fechados com liberação de frequência de 700 MHz
• Justiça quer que Anatel crie regra para impedir cobrança de conta de celular roubado

O portal do órgão oferece um diagnóstico online para saber se o problema pode estar sendo causado por uma interferência. O questionário funciona praticamente como uma triagem. Em grande parte dos casos, a solução apontada pode ser executada pelo próprio consumidor, como comprar uma antena externa ou trocar os cabos que ligam o equipamento à TV.

Em outros, porém, pode ser necessária a visita de um técnico para verificar o problema. Condomínios que usam antenas coletivas, por exemplo, podem precisar da instalação de um filtro de sinal.

Segundo dados consolidados disponíveis no site, até agora não foi identificada nenhuma ocorrência de interferência do 4G 700 MHz no sinal da TV digital. Grande parte das ligações, de acordo com os relatórios disponibilizados pela entidade, eram pedidos de informação, e grande parte das visitas técnicas identificavam apenas problemas na antena ou na instalação interna.

De qualquer forma, fique atento. Se seu sinal de TV aberta começar a apresentar problemas, acesse o site e entre em contato.