A Sony é assunto de quem fala sobre TV por causa dos seus modelos 4K, mas o futuro pode reservar algo completamente diferente. Na verdade, a próxima novidade da Sony – as telas Triluminos – será movida a física quântica.

Os novos televisores serão os primeiros voltados para consumidores a fazer uso de pontos quânticos: é uma tecnologia de semicondutores criada em laboratório, que usa nanocristais especiais tão pequenos – cerca de 10 nanômetros de diâmetro – que eles possuem propriedades quânticas.

Com isso, eles emitem luz com comprimentos de onda muito específicos e predeterminados, o que lhes permite oferecer um aumento de 50% na gama de cores que a tela pode produzir.

É essa promessa que deixa a Sony animada sobre a tecnologia. Mas o que há de diferente nas novas TVs, além de um monte de pontos minúsculos? A Nature explica:

A diferença em relação às telas planas atuais começa com a fonte de luz. As LCDs convencionais utilizam uma retroiluminação LED azul de alta intensidade, cujo brilho é convertido por um revestimento de fósforo para criar uma luz branca e ampla, utilizada para exibir as imagens de TV em movimento.

Os novos modelos Triluminos, em vez disso, emparelham um LED azul sem revestimento com um fino tubo de vidro cheio de pontos quânticos. Dois tipos de pontos quânticos no tubo absorvem parte da luz azul da retroiluminação e a re-emitem como luz vermelha e verde em cor pura. A luz branca resultante é mais intensa nos comprimentos de onda destas três cores específicas do que a luz branca criada por um LED revestido de fósforo, então as imagens ganham mais cor.

É ótimo ver os limites da capacidade tecnológica sendo expandidos com ciência de ponta, mas resta ver como os pontos quânticos vão beneficiar diretamente os consumidores. Essas TVs podem oferecer melhorias que um usuário médio talvez não apreciem, mas teremos que esperar para ver como é o desempenho destas TVs na vida real.

E quando será isso? Bem, infelizmente a Sony ainda não diz quando veremos as telas Triluminos no mercado. [Nature via Engadget]

Foto por Steve.M~/Flickr