_Streaming

Twitch ganha recurso de música e vira alternativa para artistas faturarem

A Twitch agora abriu uma vertical de música voltada para artistas; assim, eles ganham novas formas de poderem faturar.

Smartphone com o app da Twitch. Crédito: Unsplash

Crédito: Unsplash

O Twitch é famoso pela transmissão online de gameplays, porém agora a plataforma da Amazon está entrando em um novo ramo: a música, permitindo que artistas interajam com fãs e mostrem um pouco dos bastidores do seu trabalho e da sua vida.

Para a estreia, a plataforma contará com 11 perfis de artistas. São eles: Kondzilla, Laboratório Fantasma, Criolo, Pitty, Baiana System, Marcelo D2, Tropkillaz, Jaloo, Mel, Filipe Ret e Só Track Boa.

Na plataforma, os criadores de conteúdo têm algumas formas de ganhar dinheiro. Por meio de assinatura do canal deles ou por meio de doação de Bits, que são pequenas contribuições feitas por fãs ou apoiadores do canal. Além disso, os criadores podem receber grana de publicidade, vendas por links afiliados ou vendas de itens.

Em comunicado, a plataforma diz que “os artistas têm liberdade para criar e dividir seu processo de produção, composição e músicas, assim como as inspirações”. Aliás, em entrevista recente ao Link, do Estadão, Marcelo D2 disse que tentará documentar na plataforma a criação de um novo álbum de forma remota.

“Queremos ir além da música na Twitch e conectar artistas como suas comunidades na plataforma”, disse Wladimir Winter, diretor de parcerias e conteúdo da Twitch, em comunicado de imprensa. “Na Twitch, as pessoas buscam por um outro tipo de conteúdo que vão além das lives musicais. Elas procuram por programações mais versáteis e variadas.”

De modo concreto, para acessar os conteúdos basta entrar em twitch.tv e ir até a aba Música. Lá, você encontrará diversos canais — de artistas renomados, passando por rádios online ou sets de DJ. Não custa lembrar que seguir o artista não custa nada, mas alguns conteúdos só estão disponíveis para assinantes daquele determinado canal, e isso envolve grana.

Em tempos de pandemia, em que artistas praticamente só tinham lives para fazer, a iniciativa do Twitch pode ser uma opção adicional para quem precisa se manter, além de ser mais uma plataforma para as pessoas que querem fazer sucesso.

Sair da versão mobile