O Twitter segue fazendo testes com funções que um dia poderão chegar à plataforma. E uma das mais controversas parece estar entre as prioridades da rede social: um botão para os usuários mostrarem que não curtiram uma publicação. A novidade começou a aparecer para um pequeno grupo de pessoas que utilizam o serviço no aplicativo do Twitter para iOS.

“Alguns de vocês no iOS podem visualizar diferentes opções para curtir ou não curtir replies. Estamos testando essa função para entender os tipos de respostas que vocês acham relevante, para então trabalharmos em formas de mostrar mais dessas respostas. Suas curtidas negativas não são públicas, enquanto curtidas positivas aparecerão como likes”, diz o Twitter em sua conta oficial de suporte.

A partir dessa explicação, o Twitter também mostrou possíveis designs de como um botão de deslike deverá aparecer para os usuários da plataforma. Entre os formatos estão setas para cima e para baixo, um coração e uma seta para baixo, e um polegar para cima ou para baixo. É um visual que lembra as reações do Facebook, que também já declarou publicamente ter testado um botão de dislike no passado.

Fato é que há tempos o Twitter flerta com a ideia de um botão voltado para não curtir posts no serviço, mas nunca lançou a funcionalidade em sentido literal — que é justamente o que a rede social tem sugerido com a divulgação pública desses testes. Em todo o caso, a companhia reforçou que a implementação de um botão assim depende de como o recurso será utilizado. Logo, pode ser que ele passe por algumas adaptações caso seja lançado a todos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Mais mudanças vindo aí?

As últimas semanas comprovam que o Twitter está atirando para quase todos os lados, talvez na tentativa de aumentar sua base ativa de usuários. Além do encerramento da função Fleets, que não obteve a audiência esperada pela empresa, a plataforma está testando uma interface mais próxima ao Instagram, com maior destaque para fotos e vídeos. O Twitter Spaces, por sua vez, será melhor aproveitado, o que deve intensificar o número de salas de bate papo no estilo Clubhouse.

[Twitter Support]