O Twitter poderá em breve ganhar uma nova função para permitir aos usuários demonstrarem que não gostaram de um post na rede social: um botão de “dislike”. Não é uma confirmação de que isso vai mesmo acontecer, porém a empresa disse que está estudando essa possibilidade.

Durante uma troca de mensagens na última terça-feira (17) com a especialista em segurança cibernética Jackie Singh (@find_evil), o líder de produto do Twitter, Kayvon Beykpour (@kayvz), afirmou que, embora adicionar esse tipo de recurso não esteja entre as principais prioridades da companhia, isso não elimina totalmente o fato de que a funcionalidade está sendo estudada internamente no Twitter.

Beykpour declarou que, no momento, o maior objetivo do site é limitar a disseminação de desinformação, deletar perfis controlados por bots e eliminar o assédio.

Recentemente, o Twitter trouxe uma série de novos recursos. A adição mais recente são os Fleets — uma opção de mídia igual aos Stories do Instagram que desaparece um dia após ser postada no serviço. Ela foi lançada há alguns meses no Brasil, mas só chegou esta semana no resto do mundo.

É importante notar que o Twitter já incorpora uma opção para reduzir o alcance de conteúdos que aparecem na sua linha do tempo por meio do botão “Não estou interessado neste tweet”. Ao marcar essa etiqueta, os usuários podem priorizar o que desejam visualizar sem ter de silenciar ou bloquear o usuário que postou uma mensagem questionável. Colocar um botão de “dislike” de tweets provavelmente teria um efeito semelhante na timeline de um usuário, simplificando o processo — apesar de ser uma forma um pouco mais desagradável e pública.

Por enquanto, os usuários do Twitter que pretendem destruir a vida de seus amigos “não gostando” de todo o seu conteúdo terão que ser pacientes, uma vez que a plataforma não parece estar se mobilizando para disponibilizar essa novidade tão cedo.

Apenas para efeito de comparação, o Facebook já flertou inúmeras vezes com a possibilidade de incluir um botão de dislike por lá. Contudo, encontrou uma alternativa: as reações, que permitem reagir a posts de diferentes maneiras, usando carinhas tristes, de raiva, entre outras opções.