Admito que sou ruim em histórias do tipo “escolha a sua própria aventura.” Passeando por elas quando era criança, sempre pulava para as partes que a história me mandava, lia as duas primeiras frases e, se gostasse desse começo, continuava. Sem surpresa, em 20 anos esse padrão não mudou.

O usuário do Twitter Terence Eden criou uma história do tipo em 23 passos usando apenas o serviço. Cada tweet apresenta um cenário e links para dois cursos de ação possíveis. Normalmente, um o leva adiante na história e o outro mata você de um jeito cruel. Acho que fui comido de uns cinco jeitos diferentes e envenenado uma vez. Em cada uma dessas mortes trágicas me vi clicando alucinadamente no botão voltar enquanto lamentava a sina de só me ferrar nessas histórias.

Clique no link abaixo para começar:

Obviamente, dado o limite de caracteres do Twitter os detalhes da história são poucos. Ela te coloca em um cenário apocalíptico onde você está sendo perseguido por um ladrão desalmado. Viajando por 23 contas diferentes no Twitter, cada uma adornada com artes medievais e descrições na bio ameaçadoras, existe a possibilidade de sobreviver – mas isso não significa necessariamente que há um final feliz te esperando.

Apenas uma das muitas formas de morrer.

Eden menciona em um blog que ele não foi o primeiro a usar o Twitter para contar histórias desse jeito. Porém, ele trouxe algumas melhorias exclusivas. Em vez da aventura ficar em sua própria conta, ele criou 23 outras para os jogadores explorarem – essa foi a parte complicada. O Twitter limita a quantidade de contas que se pode criar a partir de um IP, então ele precisou recorrer ao IP do seu smartphone e a contas antigas que ele criou e que estavam sem uso para ter o número suficiente para criar sua história.

O resultado é uma excursão divertida e violenta por um mundo sombrio e totalmente detonado. Dê uma olhada, mas antes posicione o cursor do mouse no botão “voltar” do navegador. [Quartz]