O Twitter vai começar a esconder tuítes de “impacto negativo”

O Twitter em 2018 continua um repositório de narcisistas, golpistas e trolls — e olha que nem estou falando da volta repentina de Kanye West à rede — e nesta terça-feira (15) a rede anunciou a sua última tentativa de consertar esse problema. Nas próximas semanas, o Twitter vai começar a esconder tuítes que estão […]

O Twitter em 2018 continua um repositório de narcisistas, golpistas e trolls — e olha que nem estou falando da volta repentina de Kanye West à rede — e nesta terça-feira (15) a rede anunciou a sua última tentativa de consertar esse problema. Nas próximas semanas, o Twitter vai começar a esconder tuítes que estão “prejudicando a conversa”.

Estas são as novas regras do Twitter para combater conteúdos violentos e sexuais
Você xingou muito no Twitter, mas os tweets de 280 caracteres deram certo

Isso não quer dizer que o Twitter vai começar a deletar tuítes do seu feed. Em vez disso, o algoritmo da rede vai “emudecer” certos usuários, então esses tuítes vão ficar mais escondidos sob um link “veja mais respostas” e o conteúdo desses tuítes não serão mais buscáveis. Del Harvey, vice-presidente de segurança do Twitter, disse à versão eletrônica do Slate que os primeiros fatores a serem considerados serão as reclamações, bloqueios e pedidos para que uma conta seja emudecida. Essas características vão ser comparadas com o número de favoritadas e comentários que um tuíte receber.

Em um blog post do Twitter, Harvey disse que esta mudança deverá atingir menos de 1% dos usuários do Twitter. Assumindo que o serviço tem cerca de 330 milhões de usuários ativos (pelo menos foi o número que a rede fechou em 2017), essa nova mudança poderia atingir cerca de 3 milhões de usuários e bots. Segundo Harvey, “o desafio dado para nós [do Twitter] foi: como nós podemos abordar proativamente esses comportamento disruptivos que não violam nossas políticas, mas que têm impacto negativo na qualidade das conversas?”.

Em entrevista ao The Verge, Jack Dorsey, CEO do Twitter, disse que “nós queremos tirar o fardo das pessoas que são vítimas de abuso ou assédio.”

A proliferação de conteúdo tóxico no Twitter não é um assunto novo na rede. Há dois meses, Jack usou o Twitter para falar sobre… a saúde do Twitter. Aqui uma das frases que ele publicou:

Nós temos concentrado a maioria de nossos esforços em remover conteúdos que ferem nossos termos de uso, em vez de criar uma estrutura sistêmica para ajudar a encorajar conversas mais saudáveis, debates e pensamento crítico. Esta é a abordagem que nós precisamos agora.

Essa nova medida do Twitter tem relação com o conteúdo que as pessoas veem na rede, mas não fundamentalmente muda os incentivos de pessoas que agem como trolls e fazem comentários de ódio. Bem, se não funcionar, certamente o CEO do Twitter vai tuitar mais sobre o assunto.

[Slate]

Foto do topo por freestocks.org em Unsplash

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas