_Twitter

Twitter testa Fleets, sua versão dos stories, no Brasil

O Twitter começou a testar no Brasil os Fleets, sua versão dos 'stories'. São conteúdos efêmeros compartilhados na rede social que ficarão disponíveis durante 24 horas.

Interface do Twitter Fleet na página inicial

Fleets

Não tem jeito: toda rede social vai ter uma barrinha no topo com avatares redondos onde você poderá consumir um conteúdo efêmero, que desaparecerá em 24 horas. Agora, é a vez do Twitter: batizados de Fleets, os ‘stories’ da rede estão sendo testados inicialmente no Brasil, para usuários do iOS e Android.

O Snapchat foi o precursor e Instagram, Facebook, Messenger e WhatsApp (todos do Facebook) adotaram recursos parecidos. A ideia dos Fleets é igual a todos os outros ‘stories’: compartilhar conteúdos que estarão disponíveis somente por 24 horas.

Em uma publicação no blog oficial do Twitter, Mo Aladham, gerente de produto, disse que “algumas pessoas dizem que sentem-se inseguras para Tweetar porque Tweets são públicos, permanentes e exibem contagens públicas de engajamento (curtidas e Retweets). Queremos tornar possível que você tenha conversas na plataforma de novas maneiras, com menos pressão e mais controle”.

Um aspecto interessante dos Fleets é que eles não poderão ser retuítados, curtidos, nem comentados publicamente. A única forma de interagir com o autor do post será via mensagem direta (DM). Isso, é claro, na concepção do Twitter – não deve demorar até que as pessoas compartilhem conteúdos por meio de prints, por exemplo.

O Brasil foi escolhido para os testes porque é “um dos países em que as pessoas mais conversam no Twitter”. A rede social diz que os Fleets são baseados primariamente em textos, mas também é possível incluir fotos, vídeos e GIFs.

Como acontece no Instagram, os conteúdos irão aparecer no topo do aplicativo para os seguidores, mas quem acessar qualquer perfil público poderá visualizar o que foi publicado. Ou seja, embora sejam conteúdos efêmeros, devem ter mais destaque do que os tuítes convencionais, que costumam se perder em questão de segundos num feed abarrotado e que segue um fluxo intenso.

O Twitter diz que os Fleets serão disponibilizados ao longo desta semana para os brasileiros, tanto no iOS quanto no Android.

Sair da versão mobile