O Facebook, Google, WhatsApp e Signal oferecem várias formas para trocar mensagens criptografadas, e o Twitter até agora parece a última resistência solitária. A companhia tem sido pressionada a adicionar a opção de criptografia em seu recurso de mensagens diretas – notavelmente por Edward Snowden – mas a funcionalidade ainda precisa ser implementada.

• Mude agora a sua senha do Twitter
• Twitter cria opção de salvar posts para ver mais tarde

E parece que o Twitter finalmente passará a oferecer a funcionalidade. De acordo com o TechCrunch, a função está visível no último pacote de aplicação do Android, também conhecido como APK, que sugere que a rede social fará o lançamento em breve.

A funcionalidade de mensagens criptografadas do Twitter, encontrada pela primeira vez por Jane Manchun Wong, ainda parece um pouco rudimentar – existe uma aba que diz “Saiba o que é uma conversa criptografada” – mas todo o resto dos elementos parece padrão. Existe uma opção para começar uma nova conversa criptografada, bem como verificar as chaves dos participantes da conversa.

 

No passado, o Twitter cogitou a ideia das mensagens criptografadas, mas aparentemente adiou por preocupações de marketing. Em dezembro de 2016, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, disse que as a criptografia era “algo a se pensar”, mas não se comprometeu a entregar a funcionalidade aos usuários.

Não está claro quando o Twitter deve lançar oficialmente a funcionalidade de “conversas secretas”. Um porta-voz da companhia se recusou a comentar.

Imagem do topo: Justin Sullivan (Getty Images)