_Twitter

Agora você pode colocar o Twitter em ordem cronológica direto da linha do tempo do app

E se eu te dissesse que sua linha do tempo do Twitter não precisa ser preenchida com tuítes de três dias atrás selecionados por algoritmos? Na verdade, tem sido assim há algum tempo — o Twitter disponibilizou uma linha do tempo cronológica em setembro. Mas, agora, a rede social está tirando a opção escondida permanente […]

E se eu te dissesse que sua linha do tempo do Twitter não precisa ser preenchida com tuítes de três dias atrás selecionados por algoritmos? Na verdade, tem sido assim há algum tempo — o Twitter disponibilizou uma linha do tempo cronológica em setembro. Mas, agora, a rede social está tirando a opção escondida permanente de escolher como sua linha do tempo é exibida e a substituindo por um botão de estrelas na página inicial.

Entre os principais pedidos de mudanças no Twitter está o de que ele devolva a linha do tempo da maneira como seus fundadores desejavam: tuítes mais recentes no topo. Isso significa que, quando alguém que eu sigo tuíta, esse post deve aparecer no meu feed, e, quando a próxima pessoa que eu sigo tuíta, essa deve ser a próxima coisa que aparece na minha linha do tempo.

O Twitter, no entanto, seguiu as pegadas do Facebook e gradualmente adotou tuítes mais antigos que você pode ter perdido e tuítes populares que você pode gostar. O mundo das redes sociais aceita como palavra sagrada que o feed baseado em algoritmos é a melhor maneira de aumentar o engajamento, mas o valor chave do Twitter é que ele nos diz o que está acontecendo neste exato momento.

Em setembro, o Twitter colocou o poder de retomar o controle da linha do tempo nas mãos dos usuários. É verdade que as mudanças que tínhamos que fazer nas configurações não eram exatamente o processo mais intuitivo, e muitas pessoas podem não ter ouvido falar da existência da opção. E é por isso que a atualização do Twitter para dispositivos móveis anunciada nesta terça-feira (18) é, pelo menos em parte, uma mudança bem-vinda.

Com a atualização, os usuários verão o “botão de estrelas” no canto direito superior da página inicial do aplicativo. Clicando nele, a linha do tempo irá alternar entre algoritmo e tuítes mais recentes primeiro. Você ainda estará vendo primeiro a linha do tempo misturada e feita por algoritmos, mas pode obter o feed antigo diretamente com o clique de um botão.

Infelizmente, tem também uma desvantagem nisso tudo. Perguntamos ao Twitter se a novidade afetará a opção nas configurações que dá aos usuários uma escolha permanente de como eles preferem navegar. Um porta-voz nos apontou um tuíte do VP de produtos do Twitter, Keith Coleman.

(“Então, hoje [18], o ✨ está chegando para todos no iOS e estará disponível no Android e na web nas próximas semanas. Você não precisa mais ir até as configurações para alternar entre ‘Home’ e tuítes mais recentes. Está logo ali na sua linha do tempo [e, de fato, não está mais nas configurações].”

É isso mesmo, a opção definitiva de sempre deixar os tuítes mais recentes aparecendo primeiro não existe mais dentro das configurações. Evidentemente, é ótimo que o Twitter esteja colocando uma opção destacada para alternar entre os dois modos, o que fará com que muito mais pessoas aproveitem a possibilidade de mexer na linha do tempo. Mas, para aqueles que já estavam livre do feed composto por algoritmos desde setembro, é uma droga perder essa opção única que não exigia ser ativada o tempo todo.

Além disso, o Twitter tem agora mais algoritmos para você. Conforme você usa o recurso, ele vai prestar atenção em qual linha do tempo você prefere e, gradativamente, irá mostrar sua experiência favorita por mais tempo. Em outras palavras, você terá a linha do tempo do algoritmo inicialmente e, se gostar mais da opção linear, irá vê-la por períodos mais longos antes que ela volte para a opção que o Twitter realmente quer.

Dá para entender o argumento de Coleman de que “as pessoas às vezes se perguntam como os algoritmos afetam o que veem nos aplicativos que usam”, e essa mudança, que torna a alternância mais clara, é muito bem-vinda. Ele não está errado, e nós adoramos ter opções, principalmente se uma delas inclui colocar o Twitter em ordem cronológica.

Essa é uma daquelas mudanças que você não pode evitar, mas não se engane: o Twitter está entregando uma ilusão de liberdade. E está aproveitando uma oportunidade de fazer mais testes com cobaias mais do que felizes em contribuir: nós. Talvez se pessoas o bastante mudarem constantemente para a boa e velha linha do tempo cronológica, o Twitter enfim entenda. Isso seria muito anti-Twitter, mas coisas mais estranhas já aconteceram.

[Twitter via Buzzfeed]

Sair da versão mobile