Novo visual do Twitter com elementos do Facebook estreia hoje, com novos poderes nos perfis

O Twitter começou este ano a testar um redesign com elementos do Facebook e Google+. Agora, ele ganhou algumas funções novas – e será distribuído para todos os usuários. Bem-vindo ao Facewitter, ou Twitbook. É bacana! O redesign não é tão drástico quanto o que circulou em fevereiro, mas ainda é uma mudança bem gritante. […]

O Twitter começou este ano a testar um redesign com elementos do Facebook e Google+. Agora, ele ganhou algumas funções novas – e será distribuído para todos os usuários. Bem-vindo ao Facewitter, ou Twitbook. É bacana!

O redesign não é tão drástico quanto o que circulou em fevereiro, mas ainda é uma mudança bem gritante. Isto é, a menos que você seja um usuário do Facebook. O layout tem a mesma imagem de perfil em cima de um banner, familiar para qualquer pessoa que tenha visitado uma timeline recentemente.

E assim como no Facebook, os usuários do Twitter terão controles para ajustar o que aparece no perfil. Você poderá “fixar” no topo seu tweet favorito ou mais representativo – veja um exemplo acima, no perfil de Gilberto Gil.

Também há uma parte automatizada: seus “melhores tweets” – ou seja, que “receberam um engajamento maior” – vão ocupar mais espaço na linha do tempo. O tamanho varia de acordo com o usuário, já que seu melhor tweet provavelmente recebeu menos RTs e favs que o pior tweet da Katy Perry. Eis um exemplo, cortesia do Weezer:

twitter perfil weezer

Por fim, você pode decidir qual conteúdo mostrar por padrão: tweets sem respostas; tweets e respostas; ou tweets com fotos/vídeos. Mesmo com esta série de mudanças, o novo perfil ainda consegue se manter relativamente clean.

Mas não há dúvida que o Twitter continua a avançar em território do Facebook, tanto na forma como em função. O novo design e controle de tweets, combinado à nova função de marcar pessoas em fotos, mostram que o Twitter quer se transformar no concorrente, em vez de fornecer uma alternativa real. Se quiséssemos o Facebook, estaríamos no Facebook, não?

Bem, a prioridade do Twitter é atrair novos usuários. Você já está viciado! Para iniciantes, porém, o design familiar semelhante ao Facebook pode ser mais agradável; a capacidade de fixar tweets dá uma sensação de controle em um fluxo quase impossível de navegar; e os “melhores tweets” indicam para o usuário que seus tweets são importantes. No fim, o redesign é para o Twitter, não exatamente para você. Mas, uma hora ou outra, você se acostuma.

As novas mudanças no perfil começam hoje para alguns usuários, e chegarão a todos ao longo das próximas semanas – então tenha calma se o redesign ainda não chegou por aí. [Twitter Blog]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas