Em mais um experimento que pode trazer mudanças drásticas aos usuários, o Twitter pode estar testando um novo layout em que fotos e vídeos tomam um espaço consideravelmente maior na interface. O visual atualizado valeria apenas para o aplicativo mobile da rede social, e lembra bastante o formato do Facebook e Instagram.

O novo layout foi descoberto pela pesquisadora Jane Manchun Wong, que usa sua conta no Twitter para revelar em primeira mão possíveis novidades que são testadas internamente na plataforma. A interface é idêntica ao Instagram, em que as fotos e vídeos cobrem toda a área horizontal da tela. Logo abaixo, ficariam os botões para replies, RTs, curtir e compartilhar o tweet.

Segundo Wong, repostas aos tweets não serão afetadas pelo suposto novo design. Neste caso, os replies ainda serão seguidos por uma linha cinza indicando que aquela postagem é uma resposta direta a outras publicações.

Curiosamente, na parte superior estão os Fleets dos outros usuários. Nesta semana, o Twitter anunciou que o recurso de posts que se autodestroem após 24 horas será oficialmente encerrado em agosto. Logo, pode ser que esse layout passe por mudanças nos próximos meses — o espaço que hoje abriga os Fleets será substituído pelas salas de bate-papo do Twitter Spaces.

Assine a newsletter do Gizmodo

CEO do Twitter responde

Até então, não há qualquer confirmação de que esse novo design será lançado de fato. É normal que as empresas de tecnologia façam testes com muitas funções que podem ou não chegar aos usuários em sua forma final.

Só que os boatos ganham força porque Jack Dorsey, CEO do Twitter, respondeu à foto de Wong divulgando os testes com a nova interface. O executivo afirmou que a disposição das fotos cobrindo toda a parte horizontal são “muito melhores”, sugerindo que o visual é mais bonito (ou funcional) do que a interface atual do Twitter. E como Wang tem um bom histórico de acertos quanto a recursos que costumam ser lançados na versão estável da rede social, é bem provável que a companhia esteja considerando essa nova interface.

[Mashable]